A percepção de clientes, gerentes e funcionários de pequenas empresas de hotelaria sobre sustentabilidade

Ana Alice Vilas Boas, Clayton do Espírito Santo, Alessandra De Paula Moschen, Maurício Maynard do Lago

Resumo


O turismo mundial vem crescendo, ganhando espaço e força no desenvolvimento sustentável das nações. A necessidade de acompanhar essa evolução tem levado as empresas hoteleiras do Brasil a buscar formas de conquistar novos clientes, pois mais turistas estariam dispostos a trocar as viagens internacionais pelo turismo doméstico, desde que houvesse melhoria tanto na qualidade do atendimento quanto na oferta de serviços. Neste artigo, procura-se identificar os valores percebidos pelos clientes, gerentes e funcionários, tendo em vista o crescimento e a sustentabilidade desse ramo de negócio em pequenas e médias empresas, e descrever como tais valores podem interferir na expansão das organizações do setor. Em abril de 2006, foram aplicados questionários em hotéis e pousadas do distrito de Penedo, localizado na região da Serra da Mantiqueira e que possui um grande potencial turístico. O resultado da pesquisa mostra que existe um mercado a ser explorado cabendo aos proprietários e administradores dos estabelecimentos de hotelaria buscar formas de atrair e fidelizar um público que demonstra estar maduro e consciente de suas necessidades.

Palavras-chave


Estratégia. Organizações. Turismo.

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.983

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