A logística na internacionalização dos portos marítimos

Pedro Picaluga Nevado, José Miguel Soares

Abstract


Como é que um porto marítimo pode ser crescentemente competitivo? Este artigo, conceptual, parte da logística para aproximar os portos dos seus potenciais clientes especialmente as empresas exportadoras nacionais e as empresas multinacionais. Acompanhar as movimentações estratégicas dos potenciais clientes é o principal impulsionador da internacionalização dos portos. Com base nesta proposta enquadrada pela globalização e pela confluência entre a logística e as estratégias corporate internacionais concluímos com cinco proposições mais detalhadas para a competitividade dos portos.


Keywords


Estratégia



DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1642

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2009 Iberoamerican Journal of Strategic Management

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Iberoamerican Journal of Strategic Management  e-ISSN: 2176-0756

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional