Comparação da Geração de Valor entre as Estratégias Planejadas e as Estratégias Emergentes: Um Estudo Baseado em Jogos de Empresas

Marcos Paixão Garcez, Antonio Carlos Aidar Sauaia

Resumo


Investigam-se no presente estudo os efeitos econômicos das estratégias emergentes comparadas às estratégias planejadas na tomada de decisão e seus resultados diferenciais. Utilizaram-se como referenciais da pesquisa as escolas estratégicas, as tipologias de estratégias classificadas por Mintzberg, uma análise sobre competição em mercados e o uso de jogos de empresas como simuladores da realidade empresarial e método de pesquisa. No experimento controlado, os resultados do simulador EGS nas duas situações estudadas de tomada de decisões indicaram que as estratégias planejadas propiciaram agregação de valor para a indústria (TIR= 1,51%) superior às estratégias emergentes em três períodos, nas quais a agregação de valor ocorreu em menores níveis (TIR = 1,40%). Comparando-se as duas situações percebe-se a diferença de 7,9% de valor em favor da situação planejada, sugerindo que a competição estabelecida na situação competitiva emergente tenha sido responsável pela menor agregação de valor nessa indústria. Analisando-se o desempenho dos concorrentes na indústria, é possível constatar ainda diferenças de desempenho entre as empresas nas situações de estratégias planejadas e estratégias emergentes. Embora exista a limitação inerente aos simuladores laboratoriais em termos de sua reprodução simplificada do ambiente empresarial real, o experimento contribuiu trazendo evidências dos efeitos da competição em oligopólios e também através da condução de uma abordagem metodológica original – o experimento controlado, para o enfoque deste problema tão presente nos mercados.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1815


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Estratégias Deliberadas; Estratégias Emergentes; Jogos de Empresas; Competição.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1815

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.