Associação entre aptidão física com atenção visual e desempenho acadêmico em crianças saudáveis

Tárcio Amancio do Nascimento, Harrison Vinícius Amaral da Silva, Carlos Alberto Abujabra Merege-Filho, Vinicius de Oliveira Damasceno, André dos Santos Costa

Resumo


Introdução: Entender o papel do exercício para a cognição de crianças tornou-se fundamental, pois na fase escolar a criança se encontra em amplo desenvolvimento. Objetivo: Investigar a associação da aptidão aeróbia com atenção visual e desempenho escolar em crianças saudáveis. Métodos: Trata-se de estudo transversal, composto por 51 crianças com idade entre 7 a 12 anos de ambos os sexos. A aptidão aeróbia foi obtida a partir do teste de 6 minutos da bateria PROESP-BR. Para as mensurações da atenção visual e do desempenho acadêmico foram utilizados os Testes de Atenção Visual (TAVIS-4) e de Desempenho Escolar (TDE), respectivamente. Para correlação entre os valores das variáveis foi utilizada a correlação de Pearson. Resultados: Observou-se que uma maior aptidão aeróbia não se relaciona com melhores desempenhos em testes de atenção e desempenho escolar. Conclusão: Os achados sugerem que níveis insuficientes de aptidão aeróbia parecem não influenciar a cognição de crianças saudáveis.


Palavras-chave


Criança; Aptidão Cardiorrespiratória; Desempenho Psicomotor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8048

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.