A relação entre incubadoras de empresas e as regiões em que se localizam no estado do rio de janeiro: uma comparação entre metrópole e interior

Authors

  • Guilherme de Oliveira Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v8i1.16475

Keywords:

Incubadoras de Empresas. Estado do Rio de Janeiro. Metrópole e Interior

Abstract

Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a relação das incubadoras de empresas com as cidades e regiões em que se localizam no Estado do Rio de Janeiro (ERJ), fazendo uma comparação entre metrópole e interior.

Metodologia: O estudo possui caráter qualitativo e utilizou o método de estudos de casos múltiplos. Foram selecionadas oito incubadoras de empresas em quatro regiões do estado – Metropolitana, Norte Fluminense, Sul Fluminense e Serrana. Além de pesquisa documental, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e empresários incubados que, posteriormente, foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, com foco nas subcategorias “fatores socioinstitucionais” e “alinhamento com setor produtivo regional”.

Originalidade: A maior parte dos estudos sobre incubadoras foca somente no seu funcionamento interno ou na dinâmica das firmas. Há uma carência de estudos que relacionem às incubadoras ao contexto geográfico no qual elas estão inseridas.

Principais Resultados: Os principais resultados encontrados foram que cada contexto regional específico apresenta potencialidades e obstáculos que influenciam na atuação das incubadoras; e que, além da localização, outros fatores também interferem no impacto e na penetração das incubadoras em suas respectivas cidades e regiões.

Contribuições Teóricas: O estudo aprofundou a compreensão das incubadoras enquanto instituições-ponte e permitiu entender de que maneira o contexto regional influencia a dinâmica das mesmas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Guilherme de Oliveira Santos, UFRJ

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), e Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é doutorando no programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ (PPED/ IE-UFRJ) e Pesquisador do Grupo de Economia da Inovação (GEI/UFRJ); atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, desenvolvimento regional, pequenas e médias empresas intensivas em conhecimento; ambientes de inovação; e políticas de apoio às empresas e ao empreendedorismo.

Published

23.01.2020

How to Cite

Santos, G. de O. (2020). A relação entre incubadoras de empresas e as regiões em que se localizam no estado do rio de janeiro: uma comparação entre metrópole e interior. International Journal of Innovation, 8(1), 101–120. https://doi.org/10.5585/iji.v8i1.16475

Issue

Section

Articles