The Social Media in the Projection of Regional Startups: Observations of the Profile of the Companies in the Social Networks

Authors

  • Paulo Henrique Martins Desidério Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Ibsen Mateus Bittencourt Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • José Carlos Marques Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Carlos Antonio Cardoso Sobrinho Instituto Federal Goiano - IFGO
  • Renato Neder Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v5i3.57

Keywords:

Social Medias, Startups, Social Networks, Innovative Business

Abstract

The model of startups has as characteristic generate an innovative business and prospects for quick returns, which imposes new forms of interaction with the market. Another cut is in the use of information and communication technologies as a tool in the marketing strategy. This behavior requires the use of specific tools to attract the online audience, using language that can spread in a cyber-activities environment. For this context, this study aimed to analyze the companies characterized as startups use social networking environments for dissemination and interaction with your potential consumer. The research methodology was qualitative and descriptive with content analysis of company profiles on networks like facebook and twitter, also with emphasis on raising classes that encourage consumers to become followers and replicators of a new company with an idea or innovative solution. The theoretical approach was guided in the networking universe to understand how Internet users interact and follow business organizations and in e-marketing, to explain about the development of marketing tools in the internet environment. There have also been approaches with companies through their channels of communication and dissemination of its portfolio of products and services set out in those networks to identify and realize the contacts with customers and the direct in their disclosures.

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Author Biographies

Paulo Henrique Martins Desidério, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis. Foi professor convidado de Pós-Graduação - MBA na UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas ? UFAL (2002). Graduação em turismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2007), Especialização em Gestão de Turismo pela Universidade Barra Mansa do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC (2010) e Doutorando em Administração de Empresas - MACKENZIE. Atualmente é Professor Assistente III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Sócio-Proprietário da IT4LIFE que desenvolve software baseado em recomendações humanas empresa incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/PROPEP/UFAL.

José Carlos Marques, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela UNIDERP, possui graduação em administração de empresas e especialização em Ensino Matemático pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e, em Docência no Ensino Superior pela Faculdades UNICEN. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão educacional, administração pública, estratégias e organizações e ensino superior.

Carlos Antonio Cardoso Sobrinho, Instituto Federal Goiano - IFGO

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Rio Verde-GO (2004), Possui MBA em Comunicação e Marketing Empresarial pela Universidade de Rio Verde-GO (2007), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012), Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na linha de Gestão Humana e Social nas Organizações. É professor efetivo do Instituto Federal Goiano nas áreas de gestão e estudos organizacionais. Possui experiência administrativa, comercial, acadêmica com ênfase Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Gestão Inclusiva da Diversidade, Diversidade em Times, Cultura Organizacional, Marketing de relacionamento, Comportamento do consumido e Teorias da administração.

Renato Neder, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), graduação em Sistema de informação pela Universidade de Cuiabá (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Está cursando doutorado em administração de empresas no Mackenzie no campo de aprendizagem organizacional. Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso-FAeCC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Campus de Cuiabá-MT, Curso: Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educação, ambientes de aprendizagem e interlocução.

Published

01.12.2017

How to Cite

Desidério, P. H. M., Bittencourt, I. M., Marques, J. C., Sobrinho, C. A. C., & Neder, R. (2017). The Social Media in the Projection of Regional Startups: Observations of the Profile of the Companies in the Social Networks. International Journal of Innovation, 5(3), 421–434. https://doi.org/10.5585/iji.v5i3.57