Mineração de Dados em um Processo de Seleção de Pessoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.11110

Palavras-chave:

Mineração de dados, Gestão de Recursos Humanos, Seleção de Pessoas

Resumo

Este relato tecnológico consiste em uma investigação do uso de técnicas de mineração de dados em uma das principais frentes da Gestão de Recursos Humanos, a seleção de pessoas. Ele é desenvolvido por meio de um estudo de caso em uma Organização da Sociedade Civil, onde métodos de exploração de dados são aplicados em um processo de seleção de pessoas. Avaliadores da organização de estudo indicam que o processo de avaliação dos candidatos possui muitos critérios de seleção, com diferentes graus de importância, e que no momento da decisão todos são considerados iguais, o que traz incertezas e tornam a seleção mais subjetiva. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é tornar a seleção mais rápida e eficiente por meio da descoberta dos principais critérios de seleção com o auxílio do uso de mineração de dados. Com isso, almeja-se melhorar a aderência dos candidatos selecionados de acordo com os objetivos da seleção, de forma que ele atenda com mais assertividade aos requisitos estipulados pela organização. Tem-se também como objetivo, reduzir o esforço dos avaliadores na seleção, por meio da redução de tempo e etapas. Os resultados indicam que alguns critérios de avaliação influenciam mais na tomada de decisão que outros, como os critérios Comprometimento e Trabalho em equipe. Esses critérios podem ser utilizados para suporte na tomada de decisão dos candidatos incertos, pois indicam quais características pesam mais na seleção. O resultado de quais critérios são mais importantes na tomada de decisão são usados na organização, tornando seu processo de seleção mais rápido e assertivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Alberto do Nascimento Sousa, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil).

Edison Spina, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor Assistente no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EP-USP, São Paulo. 

Antonio Geraldo da Rocha Vidal, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor doutor da Universidade de São Paulo, lecionando na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

Referências

Baylão, A. L. da S.; Rocha, A. P. de S. (2014). A importância do processo de recrutamento e seleção de pessoal na organização empresarial. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET 2014.

Caxito, F. de A. (1012). Recrutamento e Seleção de Pessoas. IESDE BRASIL AS.

Côrtes, S. da C.; Porcaro, R. M.; Lifschitz, S. (2002). Mineração de dados: Funcionalidades, técnicas e abordagens. Rio de Janeiro. PUC.

Strohmeier, S.; Piazza, F. (2012). Domain driven data mining in human resource management: A review of current research. Expert Systems with Applications, 40(7), 2410-2420.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Sousa, Ítalo A. do N., Spina, E., & Vidal, A. G. da R. (2019). Mineração de Dados em um Processo de Seleção de Pessoas. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(2), 156–167. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.11110

Edição

Seção

Relatos técnicos