Análise da contribuição de mapeamento tecnológico (Roadmapping) para a gestão estratégica da inovação: estudo de caso de uma multinacional do setor automotivo

Autores

  • Débora Guimarães Sousa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas)
  • Rodrigo Baroni Carvalho PPGA-PUCMinas
  • José Márcio Castro PPGA-PUCMinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.17400

Palavras-chave:

Roadmapping, Setor automotivo, Gestão da Inovação Tecnológica, Planejamento Estratégico

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a contribuição da metodologia de mapas tecnológicos (Roadmapping) para o processo de inovação tecnológica em uma organização multinacional do setor automotivo. Foi utilizado um estudo de caso único com observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas com treze profissionais de diversas áreas que participaram do processo de construção do roadmap. Os resultados apontaram que a ferramenta auxiliou o planejamento estratégico e que as contribuições para a inovação tendem a ser evidenciadas à medida que as ações que surgiram do roadmapping sejam concluídas. O caso estudado evidenciou o potencial do roadmapping em alinhar as perspectivas da estratégia e inovação em um setor caracterizado por intensa evolução tecnológica.

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Biografia do Autor

Débora Guimarães Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas)

graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2011) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014)

Rodrigo Baroni Carvalho, PPGA-PUCMinas

Doutor em Ciência da Informação (UFMG / University of Toronto)

José Márcio Castro, PPGA-PUCMinas

doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/FEA/USP (1999), mestrado em Administração pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa em Administração/CEPEAD/UFMG (1989) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1983)

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Sousa, D. G., Carvalho, R. B., & Castro, J. M. (2020). Análise da contribuição de mapeamento tecnológico (Roadmapping) para a gestão estratégica da inovação: estudo de caso de uma multinacional do setor automotivo. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 8(1), 13–24. https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.17400

Edição

Seção

Relatos técnicos