Inovação em tecnologia e serviços: estratégias para a competitividade em um negócio de gestão visual de cores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.21370

Palavras-chave:

Desenvolvimento de negócios, Inovação, Tecnologia

Resumo

O presente relato tecnológico descreve a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor de consultoria e soluções para gerenciamento de cores em diversos segmentos de mercado. A ação principiou pela identificação de oportunidade proporcionada por novas demandas de sistemas de iluminação em empresas da indústria gráfica no Brasil, provocadas, principalmente, por mudanças legais e tecnológicas. Adotou-se como procedimento metodológico a proposição de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para definir e implementar estratégias pautadas pela inovação em tecnologia e serviços em busca de diferenciação que gerasse vantagem competitiva, criando valor aos clientes. A intervenção  resultou na transformação de um cenário de risco à sustentabilidade econômica do negócio, sob uma perspectiva rentável e promissora, com impacto na relação da empresa com seus clientes, promovendo aumento na participação de mercado com resultados financeiros favoráveis ao negócio. Descreve-se, assim, uma experiência concreta que integra modelos desenvolvidos no universo acadêmico a situações aplicadas no ambiente de negócios, lidando com a complexidade de questões relativas às contingências de mercado e à habilidade demandada nas relações comerciais. Por seguir orientação metodológica de caráter científico, espera-se que seu relato agregue conhecimento à tecnologia de gestão e a torne passível de replicação em situações equivalentes.

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Biografia do Autor

Pedro Gargalaca Filho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Empresário, fundador e sócio-diretor da Coralis, é Mestre em Administração do Desenvolvimento de negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas e graduação em Engenharia Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz.

Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie), Mestre em Administração (FEA/USP), Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. Membro do núcleo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador e consultor em desenvolvimento de negócios, com foco em estratégia, inovação e competitividade.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Gargalaca Filho, P., & Caldeira, A. (2022). Inovação em tecnologia e serviços: estratégias para a competitividade em um negócio de gestão visual de cores. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 10(1), 88–105. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.21370

Edição

Seção

Relatos técnicos