Soluções em DSR: artefatos para o phygital de uma organização de distribuição alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28106

Palavras-chave:

phygital, varejo, Experiência do Cliente, inovação tecnológica, design science research

Resumo

Este artigo desenvolve e avalia soluções phygitais para melhorar a experiência de compra e otimizar as operações de uma organização de Distribuição Alimentar em Portugal. Com base em dados qualitativos provenientes de observações, entrevista e revisão de literatura, e aplicando o método Design Science Research (DSR), foram propostos artefatos que aprimoram a personalização, conveniência e interatividade durante o processo de compra. Essas melhorias visam aumentar a satisfação e fidelização dos clientes. A pesquisa demonstra a eficácia do DSR na geração de soluções inovadoras para o varejo, ao integrar tecnologias digitais e físicas. Além disso, os artefatos desenvolvidos podem posicionar a organização como uma referência em inovação, alinhando-se às expectativas dos consumidores modernos e fortalecendo sua competitividade no mercado.

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Biografia do Autor

Gislaine da Motta Bastos Matsukawa, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, (Programa de Pós-Graduação em Administração), na linha de pesquisa "Consumo, Tecnologia e Transformação Digital (CTT)". Graduada em Administração e especialista em Cyber Security.

Priscila Aparecida Nicacio de Souza , Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PPGP), São Paulo, SP, Brasil / Observatório do Fomento - Diretora Presidente

Diretora-Presidente do Observatório do Fomento, Mestre em Administração - Gestão de Projetos (PPGP UNINOVE, 2025), Especialista em Planejamento e Gestão de Eventos (UNIARA, 2015), Bacharel em Lazer e Turismo, (EACH-USP, 2012).

Priscila Mitsue Kawaguchi, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, Psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pós-graduada em Psicologia Hospitalar e MBA em Gestão em Saúde.

Daniel de Barros Ardito, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, na linha de pesquisa "Tomada de Decisão e Estratégia". Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense.

Ana Beatriz Cobra Guimarães, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil / Maceió Digital SA - Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento

Profissional com sólida experiência em gestão de projetos educacionais e impacto social. Atuação em diferentes frentes, desenvolvendo habilidades em liderança, recrutamento e gestão de equipes, além de parcerias B2B e B2G. Possuo MBA em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ e Mestrado em Administração pela UNINOVE.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Matsukawa, G. da M. B., Souza, P. A. N. de, Kawaguchi, P. M., Ardito, D. de B., & Guimarães, A. B. C. (2025). Soluções em DSR: artefatos para o phygital de uma organização de distribuição alimentar. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 13(2), e28106. https://doi.org/10.5585/2025.28106
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