O uso do modelo 3C para a gestão de stakeholders em projeto de curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28336

Palavras-chave:

gestão de projetos, gestão de stakeholders, curricularização da extensão, 3C, colaboração

Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar a implementação do modelo 3C de colaboração (Comunicação, Cooperação e Coordenação) na gestão de stakeholders em um projeto de curricularização da extensão de um curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A curricularização da extensão, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), exige que 10% da carga horária dos cursos de graduação sejam dedicados a atividades de extensão. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, analisou-se a atuação de um coordenador de curso, destacando a identificação e o engajamento dos stakeholders no processo. Os resultados demonstraram que a comunicação foi essencial para alinhar objetivos entre os envolvidos, utilizando reuniões periódicas para facilitar o compartilhamento de informações e decisões colaborativas. A cooperação criou um ambiente de coesão, fundamental para resolver problemas e adaptar-se às necessidades do projeto. A coordenação garantiu a otimização de conhecimentos e recursos para alcançar os objetivos definidos. Verificou-se que o modelo 3C fortaleceu o relacionamento entre os stakeholders e aumentou a eficácia na implementação da curricularização. O envolvimento ativo dos docentes e das direções sistêmicas facilitou a integração das atividades de extensão nos currículos, promovendo uma experiência educacional alinhada com as diretrizes do PNE. A identificação dos stakeholders e o gerenciamento de suas expectativas foram essenciais para que os objetivos fossem atingidos.
Conclui-se que a aplicação do modelo 3C de colaboração evidencia que a comunicação eficaz, a cooperação mútua e a coordenação são fundamentais para a gestão bem-sucedida de projetos educacionais em IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcellus Henrique Rodrigues Bastos, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Valença -Rio de Janeiro, Brasil / Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos - PPGP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutorando no Programa de Doutorado Profissional em Administração Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP -Brasil. Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Federal Fluminense, PPGA -UFF-VR, Volta Redonda, RJ-Brasil. Professor EBTT do Curso em Graduação em Administração -CCADM-VA do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca -RJ -campus Valença, Brasil

Isabel Cristina Scafuto, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos- PPGP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Administração na Universidade Nove de Julho com Pós-Doutorado no IPL, Portugal. Diretora do Programa de Pós-Graduação em Projetos (PPGP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Universidade Nove de Julho, SP - Brasil.

Clarissa Lorena Alves Coelho Lins, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos - PPGP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo - Brasil. Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal - Brasil. Servidora pública da UFRN, atuando na área de gestão de projetos.

Referências

Al Shatti, L., Bischoff, J. E., & Willy, C. J. (2018). Investigating the effectiveness of team communication and the balance of member contributions on knowledge acquisition. Knowledge Management Research & Practice, 16(1), 51-65. https: //doi. org/10. 1080/14778238. 2017. 1405767

Ali, F., & Haapasalo, H. (2023). Development levels of stakeholder relationships in collaborative projects: challenges and preconditions. International Journal of Managing Projects in Business. https: //doi. org/10. 1108/ijmpb-03-2022-0066.

Anholon, R., Rampasso, I., Ávila, L., Sigahi, T., Moraes, G., Serafim, M., & Filho, W. (2024). Guidelines to enhance stakeholder management in higher education institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education. https: //doi. org/10. 1108/ijshe-02-2024-0153.

Animashaun, E., Familoni, B., & Onyebuchi, N. (2024). Strategic project management for digital transformations in public sector education systems. International Journal of Management & Entrepreneurship Research. https: //doi. org/10. 51594/ijmer. v6i6. 1167.

Aragonés-Beltrán, P., García-Melón, M., & Montesinos-Valera, J. (2017). How to assess stakeholders' influence in project management? A proposal based on the Analytic Network Process. International Journal of Project Management, 35(3), 451-462. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2017. 01. 001

Atkinson, R. (1999). Project management: Cost, time and quality, two best guesses and a phenomenon, it is time to accept other success criteria. International Journal of Project Management, 17(6), 337-342. https: //doi. org/10. 1016/S0263-7863(98)00069-6

Azmat, Z., & Siddiqui, M. A. (2023). Analyzing project complexity, its dimensions and their impact on project success. Systems, 11(8), 417.

Barbier, R. (2007). A pesquisaação (L. Didio, Trad.; 1ª ed.). Brasília, DF: Liber Livro Editora. - Série Pesquisa em Educação, vol. 3. ISBN 85-98843-01-

Bahadorestani, A., Naderpajouh, N., & Sadiq, R. (2020). Planning for sustainable stakeholder engagement based on the assessment of conflicting interests in projects. Journal of Cleaner Production, 242, 118402. https: //doi. org/10. 1016/j. jclepro. 2019. 118402.

Ben Salah, S., Ben Yahia, W., Ayadi, O., & Masmoudi, F. (2018). Definition and classification of collaborative network: MCDM approaches for partner selection problem. In M. Haddar, F. Chaari, A. Benamara, M. Chouchane, C. Karra, & N. Aifaoui (Eds.), Design and modeling of mechanical systems-III (pp. 733-744). Springer International Publishing. https: //doi. org/10. 1007/978-3-319-66697-6_71

Blak Bernat, G., Qualharini, E. L., & Castro, M. S. (2023). Enhancing Sustainability in Project Management: The Role of Stakeholder Engagement and Knowledge Management in Virtual Team Environments. Sustainability, 15(6), 4896. https: //doi. org/10. 3390/su15064896

Bourne, L., & Walker, D. H. (2005). Visualising and mapping stakeholder influence. Management Decision, 43(5), 649-660. https: //doi. org/10. 1108/00251740510597680

Bowie, N. (2019). The moral obligations of multinational corporations. In S. Luper-Foy (Ed.), Problems of international justice (pp. 97-113). Routledge. ISBN 9780429303111

Brasil. (1996). Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. htm

Brasil. (2002). Resolução CNE/CES nº 3, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //abmes. org. br/legislacoes/detalhe/3436/resolucao-cne-cp-n-3

Brasil. (2014). Lei nº 13. 005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponivel em: https: //pne. mec. gov. br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

Brasil. (2018). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Institui diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //www. in. gov. br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808

Camarinha-Matos, L. M., Fornasiero, R., Ramezani, J., & Ferrada, F. (2019). Collaborative networks: A pillar of digital transformation. Applied Sciences, 9(24), 5431. https: //doi. org/10. 3390/app9245431

Clarkson, M. E. (1995). A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, 20(1), 92-117. https: //doi. org/10. 5465/amr. 1995. 9503271994

Da Silva, L., Chounta, I., Rodríguez-Triana, M., Roa, E., Gramberg, A., & Valk, A. (2022). Toward an Institutional Analytics Agenda for Addressing Student Dropout in Higher Education: An Academic Stakeholders' Perspective. J. Learn. Anal., 9, 179-201. https: //doi. org/10. 18608/jla. 2022. 7507.

Droney, D. (2023). Projects, revisited: A concept for the anthropology of the good. Anthropological Theory, 24, 155 - 174. https: //doi. org/10. 1177/14634996231202589.

ElWakeel, O., & Andersen, B. (2019). Stakeholder evolution: a study of stakeholder dynamics in 12 Norwegian projects. International Journal of Managing Projects in Business. https: //doi. org/10. 1108/IJMPB-10-2018-0218.

Ferenhof, H., Fraga, B., & Selig, M. (2013). K-SHM: Um framework para gestão de stakeholders. Anais do II SINGEP e I S2IS. São Paulo, Brasil. Recuperado em https: //www. academia. edu/62889224/K_SHM_Um_Framework_Para_Gest%C3%A3o_De_Stakeholders? uc-sb-sw=13427961

FOREXT. FÓRUM NACIONAL DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA. Estatuto. Belo Horizonte: PUC-MG, 2006. Disponível em http: //portal. pucminas. br/documentos/estatutoforext. pdf

FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus, AM. Disponivel em: https: //proexc. ufu. br/legislacoes/2012-politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012

Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., & Lucena, C. J. P. (2005). Applying the 3C model to groupware development. International Journal of Cooperative Information Systems, 14(2–3), 299–328. https: //doi. org/10. 1142/S0218843005001171

Goetz, N., Wald, A., & Freisinger, E. (2020). A person-environment-fit-model for temporary organizations - Antecedents for temporary working settings. International Journal of Project Management, 2267. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2020. 08. 006.

Gumaling, E. (2023). The Effect of 3C's on Students' Interest and Problem Solving Skills in Mathematics. International Journal of Science and Research (IJSR). https: //doi. org/10. 21275/sr221228175646.

Gunduz, M., & Almuajebh, M. (2020). Critical Success Factors for Sustainable Construction Project Management. Sustainability. https: //doi. org/10. 3390/su12051990.

Hagen, M., & Park, S. (2013). Ambiguity acceptance as a function of project management: A new critical success factor. Project Management Journal, 44(2), 52-66. https: //doi. org/10. 1002/pmj. 21329

Hill, C. W., & Jones, T. M. (1992). Stakeholder-agency theory. Journal of Management Studies, 29(2), 131-154. https: //doi. org/10. 1111/j. 1467-6486. 1992. tb00657. x

Im, G., & Ahuja, M. (2023). The Interdependence of Coordination and Cooperation in Information Technology Outsourcing. Inf. Syst. Res., 34, 1791-1806. https: //doi. org/10. 1287/isre. 2023. 1216.

Kannengiesser, U. (2023). Designing Socially and Organizationally Sustainable Industry 4. 0 Systems: Requirements for Modeling Approaches. Sustainability. https: //doi. org/10. 3390/su152014706.

Kujala, J., Sachs, S., Leinonen, H., Heikkinen, A., & Laude, D. (2022). Stakeholder Engagement: Past, Present, and Future. Business & Society, 61, 1136 - 1196. https: //doi. org/10. 1177/00076503211066595.

Lai, C. (2021). Effects of the group-regulation promotion approach on students' individual and collaborative learning performance, perceptions of regulation and regulation behaviours in project-based tasks. Br. J. Educ. Technol., 52, 2278-2298. https: //doi. org/10. 1111/BJET. 13138.

Laplume, A. O., Sonpar, K., & Litz, R. A. (2008). Stakeholder theory: Reviewing a theory that moves us. Journal of Management, 34(6), 1152-1189. https: //doi. org/10. 1177/0149206308324322

Littau, P., Jujagirl, N., Jyothi, & Adlbrecht, G. (2010). 25 years of stakeholder theory in project management literature (1984-2009). Project Management Journal, 41(4), 17-29. https: //doi. org/10. 1002/pmj. 20195

Lobczowski, N., Lyons, K., Greene, J., & McLaughlin, J. (2021). Socioemotional regulation strategies in a project-based learning environment. Contemporary Educational Psychology, 65, 101968. https: //doi. org/10. 1016/J. CEDPSYCH. 2021. 101968.

Locatelli, G., Paravano, A., Terenzi, M., & Trucco, P. (2023). Yes, construction cost, time and scope are important, but there is more: a new action plan for infrastructure success. Management Decision. https: //doi. org/10. 1108/md-04-2022-0516.

Luna, S. M., Xu, J., Papangelis, K., Tigwell, G. W., LaLone, N., Saker, M., ... & Wang, Y. (2024, May). Communication, Collaboration, and Coordination in a Co-located Shared Augmented Reality Game: Perspectives From Deaf and Hard of Hearing People. In Proceedings of the 2024 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-14). https: //doi. org/10. 1145/3613904. 3642953

Mitchell, R. K., Agle, B. R., & Wood, D. J. (1997). Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, 22(4), 853-886. https: //doi. org/10. 5465/amr. 1997. 9711022105

Mok, K. Y., Shen, G. Q., & Yang, J. (2014). Stakeholder management studies in mega construction projects: A review and future directions. International Journal of Project Management, 33(2), 446-457. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2014. 08. 007

Muszyńska, K. (2018). A concept for measuring effectiveness of communication in project teams. Journal of Economics & Management, 33, 63-79. https: //doi. org/10. 22367/jem. 2018. 33. 04

Näsi, J. (1995). Understanding Stakeholder Thinking. Helsinki, Finland: LSR‑Publications.

ISBN‑10: 9519601368; ISBN‑13: 9789519601366.

Olander, S., & Landin, A. (2005). Evaluation of stakeholder influence in the implementation of construction projects. International Journal of Project Management, 23(4), 321-328. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2005. 02. 002

Olsson, A. R. (2008). Collaboration to improve local business services: The "norrtälje project" in Sweden. International Journal of Bank Marketing, 26(1), 57-72.

Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Pereira, N. F. F., & da Silva Vitorini, R. A. (2019). Curricularização da extensão: Desafio da educação superior. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 19-29. https: //periodicos. ufmg. br/index. php/revistainterfaces/article/view/19047

Rajablu, M., Marthandan, G., & Yusoff, W. F. W. (2015). Managing for stakeholders: The role of stakeholder-based management in project success. Asian Social Science, 11(3), 111-125. https: //doi. org/10. 5539/ass. v11n3p111

Rocha, R. M. G. (1984). Extensão universitária: comunicação ou domesticação?.Disponivel em http: //www. repositorio. ufc. br/handle/riufc/67393

Rolfe, A., Franz, J., & Bridge, A. (2022). The combined impact of school design and procurement on student wellbeing and educational outcomes. Facilities. https: //doi. org/10. 1108/f-08-2021-0071.

Shenhar, A. J. (2004). Strategic project leadership: Toward a strategic approach to project management. R&D Management, 34(5), 569-578. https: //doi. org/10. 1111/j. 1467-9310. 2004. 00363. x

Simona, T., Taupo, T., & Antunes, P. (2023). A scoping review on agency collaboration in emergency management based on the 3C model. Information Systems Frontiers, 25(1), 291-302. https: //doi. org/10. 1007/s10796-021-10242-5

Skerlos, S., Hoffman, S., Loweth, R., Daly, S., & Paborsky, L. (2025). Collaboration rules: A narrative comparison of engineering students and practicing engineers' collaboration experiences and beliefs using structuration theory. Journal of Engineering Education, 114. https: //doi. org/10. 1002/jee. 70002.

Spanuth, T., Heidenreich, S., & Wald, A. (2020). Temporary organisations in the creation of dynamic capabilities: effects of temporariness on innovative capacity and strategic flexibility. Industry and Innovation, 27, 1186 - 1208. https: //doi. org/10. 1080/13662716. 2020. 1842723.

Teece, D. J. (2018). Dynamic capabilities as (workable) management systems theory. Journal of Management & Organization, 24(3), 359-368. https: //doi. org/10. 1017/jmo. 2017. 75

Xue, J., Shen, G., Deng, X., Ogungbile, A., & Chu, X. (2022). Evolution modeling of stakeholder performance on relationship management in the dynamic and complex environments of megaprojects. Engineering, Construction and Architectural Management. https: //doi. org/10. 1108/ecam-06-2021-0504.

Zeivots, S., Skinner, J., & Edwards, A. (2024). Reimagining stakeholder collaboration in experiential learning: A critical realist perspective. Studies in Higher Education, 49(1), 112–128. https: //doi. org/10. 1080/03075079. 2023. 2249749

Ziek, P., & Anderson, J. D. (2015). Communication, dialogue, and project management. International Journal of Managing Projects in Business, 8(4), 788-803. https: //doi. org/10. 1108/IJMPB-04-2014-0034

Zwikael, O., Chih, Y. Y., & Smyrk, J. (2023). Managing stakeholders and success criteria in complex project environments. International Journal of Project Management, 41(3), 101–113. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2023. 102420

Zwikael, O., Salmona, M., Meredith, J., & Zarghami, A. (2023). Enhancing project stakeholder communication under insufficient knowledge of project management concepts. Engineering, Construction and Architectural Management, 30(10), 5007–5029. https: //doi. org/10. 1108/ECAM-02-2022-0154

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Bastos, M. H. R., Scafuto, I. C., & Lins, C. L. A. C. (2025). O uso do modelo 3C para a gestão de stakeholders em projeto de curricularização da extensão. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 13(3), e28336. https://doi.org/10.5585/2025.28336

Edição

Seção

Relatos técnicos
Visualizações
  • Resumo 180
  • pdf 76