O uso do modelo 3C para a gestão de stakeholders em projeto de curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28336Palavras-chave:
gestão de projetos, gestão de stakeholders, curricularização da extensão, 3C, colaboraçãoResumo
Este estudo teve como objetivo examinar a implementação do modelo 3C de colaboração (Comunicação, Cooperação e Coordenação) na gestão de stakeholders em um projeto de curricularização da extensão de um curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A curricularização da extensão, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), exige que 10% da carga horária dos cursos de graduação sejam dedicados a atividades de extensão. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, analisou-se a atuação de um coordenador de curso, destacando a identificação e o engajamento dos stakeholders no processo. Os resultados demonstraram que a comunicação foi essencial para alinhar objetivos entre os envolvidos, utilizando reuniões periódicas para facilitar o compartilhamento de informações e decisões colaborativas. A cooperação criou um ambiente de coesão, fundamental para resolver problemas e adaptar-se às necessidades do projeto. A coordenação garantiu a otimização de conhecimentos e recursos para alcançar os objetivos definidos. Verificou-se que o modelo 3C fortaleceu o relacionamento entre os stakeholders e aumentou a eficácia na implementação da curricularização. O envolvimento ativo dos docentes e das direções sistêmicas facilitou a integração das atividades de extensão nos currículos, promovendo uma experiência educacional alinhada com as diretrizes do PNE. A identificação dos stakeholders e o gerenciamento de suas expectativas foram essenciais para que os objetivos fossem atingidos.
Conclui-se que a aplicação do modelo 3C de colaboração evidencia que a comunicação eficaz, a cooperação mútua e a coordenação são fundamentais para a gestão bem-sucedida de projetos educacionais em IES.
Downloads
Referências
Al Shatti, L., Bischoff, J. E., & Willy, C. J. (2018). Investigating the effectiveness of team communication and the balance of member contributions on knowledge acquisition. Knowledge Management Research & Practice, 16(1), 51-65. https: //doi. org/10. 1080/14778238. 2017. 1405767
Ali, F., & Haapasalo, H. (2023). Development levels of stakeholder relationships in collaborative projects: challenges and preconditions. International Journal of Managing Projects in Business. https: //doi. org/10. 1108/ijmpb-03-2022-0066.
Anholon, R., Rampasso, I., Ávila, L., Sigahi, T., Moraes, G., Serafim, M., & Filho, W. (2024). Guidelines to enhance stakeholder management in higher education institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education. https: //doi. org/10. 1108/ijshe-02-2024-0153.
Animashaun, E., Familoni, B., & Onyebuchi, N. (2024). Strategic project management for digital transformations in public sector education systems. International Journal of Management & Entrepreneurship Research. https: //doi. org/10. 51594/ijmer. v6i6. 1167.
Aragonés-Beltrán, P., García-Melón, M., & Montesinos-Valera, J. (2017). How to assess stakeholders' influence in project management? A proposal based on the Analytic Network Process. International Journal of Project Management, 35(3), 451-462. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2017. 01. 001
Atkinson, R. (1999). Project management: Cost, time and quality, two best guesses and a phenomenon, it is time to accept other success criteria. International Journal of Project Management, 17(6), 337-342. https: //doi. org/10. 1016/S0263-7863(98)00069-6
Azmat, Z., & Siddiqui, M. A. (2023). Analyzing project complexity, its dimensions and their impact on project success. Systems, 11(8), 417.
Barbier, R. (2007). A pesquisaação (L. Didio, Trad.; 1ª ed.). Brasília, DF: Liber Livro Editora. - Série Pesquisa em Educação, vol. 3. ISBN 85-98843-01-
Bahadorestani, A., Naderpajouh, N., & Sadiq, R. (2020). Planning for sustainable stakeholder engagement based on the assessment of conflicting interests in projects. Journal of Cleaner Production, 242, 118402. https: //doi. org/10. 1016/j. jclepro. 2019. 118402.
Ben Salah, S., Ben Yahia, W., Ayadi, O., & Masmoudi, F. (2018). Definition and classification of collaborative network: MCDM approaches for partner selection problem. In M. Haddar, F. Chaari, A. Benamara, M. Chouchane, C. Karra, & N. Aifaoui (Eds.), Design and modeling of mechanical systems-III (pp. 733-744). Springer International Publishing. https: //doi. org/10. 1007/978-3-319-66697-6_71
Blak Bernat, G., Qualharini, E. L., & Castro, M. S. (2023). Enhancing Sustainability in Project Management: The Role of Stakeholder Engagement and Knowledge Management in Virtual Team Environments. Sustainability, 15(6), 4896. https: //doi. org/10. 3390/su15064896
Bourne, L., & Walker, D. H. (2005). Visualising and mapping stakeholder influence. Management Decision, 43(5), 649-660. https: //doi. org/10. 1108/00251740510597680
Bowie, N. (2019). The moral obligations of multinational corporations. In S. Luper-Foy (Ed.), Problems of international justice (pp. 97-113). Routledge. ISBN 9780429303111
Brasil. (1996). Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. htm
Brasil. (2002). Resolução CNE/CES nº 3, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //abmes. org. br/legislacoes/detalhe/3436/resolucao-cne-cp-n-3
Brasil. (2014). Lei nº 13. 005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponivel em: https: //pne. mec. gov. br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
Brasil. (2018). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Institui diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Diário Oficial da União. Disponível em: https: //www. in. gov. br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808
Camarinha-Matos, L. M., Fornasiero, R., Ramezani, J., & Ferrada, F. (2019). Collaborative networks: A pillar of digital transformation. Applied Sciences, 9(24), 5431. https: //doi. org/10. 3390/app9245431
Clarkson, M. E. (1995). A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, 20(1), 92-117. https: //doi. org/10. 5465/amr. 1995. 9503271994
Da Silva, L., Chounta, I., Rodríguez-Triana, M., Roa, E., Gramberg, A., & Valk, A. (2022). Toward an Institutional Analytics Agenda for Addressing Student Dropout in Higher Education: An Academic Stakeholders' Perspective. J. Learn. Anal., 9, 179-201. https: //doi. org/10. 18608/jla. 2022. 7507.
Droney, D. (2023). Projects, revisited: A concept for the anthropology of the good. Anthropological Theory, 24, 155 - 174. https: //doi. org/10. 1177/14634996231202589.
ElWakeel, O., & Andersen, B. (2019). Stakeholder evolution: a study of stakeholder dynamics in 12 Norwegian projects. International Journal of Managing Projects in Business. https: //doi. org/10. 1108/IJMPB-10-2018-0218.
Ferenhof, H., Fraga, B., & Selig, M. (2013). K-SHM: Um framework para gestão de stakeholders. Anais do II SINGEP e I S2IS. São Paulo, Brasil. Recuperado em https: //www. academia. edu/62889224/K_SHM_Um_Framework_Para_Gest%C3%A3o_De_Stakeholders? uc-sb-sw=13427961
FOREXT. FÓRUM NACIONAL DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA. Estatuto. Belo Horizonte: PUC-MG, 2006. Disponível em http: //portal. pucminas. br/documentos/estatutoforext. pdf
FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus, AM. Disponivel em: https: //proexc. ufu. br/legislacoes/2012-politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012
Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., & Lucena, C. J. P. (2005). Applying the 3C model to groupware development. International Journal of Cooperative Information Systems, 14(2–3), 299–328. https: //doi. org/10. 1142/S0218843005001171
Goetz, N., Wald, A., & Freisinger, E. (2020). A person-environment-fit-model for temporary organizations - Antecedents for temporary working settings. International Journal of Project Management, 2267. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2020. 08. 006.
Gumaling, E. (2023). The Effect of 3C's on Students' Interest and Problem Solving Skills in Mathematics. International Journal of Science and Research (IJSR). https: //doi. org/10. 21275/sr221228175646.
Gunduz, M., & Almuajebh, M. (2020). Critical Success Factors for Sustainable Construction Project Management. Sustainability. https: //doi. org/10. 3390/su12051990.
Hagen, M., & Park, S. (2013). Ambiguity acceptance as a function of project management: A new critical success factor. Project Management Journal, 44(2), 52-66. https: //doi. org/10. 1002/pmj. 21329
Hill, C. W., & Jones, T. M. (1992). Stakeholder-agency theory. Journal of Management Studies, 29(2), 131-154. https: //doi. org/10. 1111/j. 1467-6486. 1992. tb00657. x
Im, G., & Ahuja, M. (2023). The Interdependence of Coordination and Cooperation in Information Technology Outsourcing. Inf. Syst. Res., 34, 1791-1806. https: //doi. org/10. 1287/isre. 2023. 1216.
Kannengiesser, U. (2023). Designing Socially and Organizationally Sustainable Industry 4. 0 Systems: Requirements for Modeling Approaches. Sustainability. https: //doi. org/10. 3390/su152014706.
Kujala, J., Sachs, S., Leinonen, H., Heikkinen, A., & Laude, D. (2022). Stakeholder Engagement: Past, Present, and Future. Business & Society, 61, 1136 - 1196. https: //doi. org/10. 1177/00076503211066595.
Lai, C. (2021). Effects of the group-regulation promotion approach on students' individual and collaborative learning performance, perceptions of regulation and regulation behaviours in project-based tasks. Br. J. Educ. Technol., 52, 2278-2298. https: //doi. org/10. 1111/BJET. 13138.
Laplume, A. O., Sonpar, K., & Litz, R. A. (2008). Stakeholder theory: Reviewing a theory that moves us. Journal of Management, 34(6), 1152-1189. https: //doi. org/10. 1177/0149206308324322
Littau, P., Jujagirl, N., Jyothi, & Adlbrecht, G. (2010). 25 years of stakeholder theory in project management literature (1984-2009). Project Management Journal, 41(4), 17-29. https: //doi. org/10. 1002/pmj. 20195
Lobczowski, N., Lyons, K., Greene, J., & McLaughlin, J. (2021). Socioemotional regulation strategies in a project-based learning environment. Contemporary Educational Psychology, 65, 101968. https: //doi. org/10. 1016/J. CEDPSYCH. 2021. 101968.
Locatelli, G., Paravano, A., Terenzi, M., & Trucco, P. (2023). Yes, construction cost, time and scope are important, but there is more: a new action plan for infrastructure success. Management Decision. https: //doi. org/10. 1108/md-04-2022-0516.
Luna, S. M., Xu, J., Papangelis, K., Tigwell, G. W., LaLone, N., Saker, M., ... & Wang, Y. (2024, May). Communication, Collaboration, and Coordination in a Co-located Shared Augmented Reality Game: Perspectives From Deaf and Hard of Hearing People. In Proceedings of the 2024 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-14). https: //doi. org/10. 1145/3613904. 3642953
Mitchell, R. K., Agle, B. R., & Wood, D. J. (1997). Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, 22(4), 853-886. https: //doi. org/10. 5465/amr. 1997. 9711022105
Mok, K. Y., Shen, G. Q., & Yang, J. (2014). Stakeholder management studies in mega construction projects: A review and future directions. International Journal of Project Management, 33(2), 446-457. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2014. 08. 007
Muszyńska, K. (2018). A concept for measuring effectiveness of communication in project teams. Journal of Economics & Management, 33, 63-79. https: //doi. org/10. 22367/jem. 2018. 33. 04
Näsi, J. (1995). Understanding Stakeholder Thinking. Helsinki, Finland: LSR‑Publications.
ISBN‑10: 9519601368; ISBN‑13: 9789519601366.
Olander, S., & Landin, A. (2005). Evaluation of stakeholder influence in the implementation of construction projects. International Journal of Project Management, 23(4), 321-328. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2005. 02. 002
Olsson, A. R. (2008). Collaboration to improve local business services: The "norrtälje project" in Sweden. International Journal of Bank Marketing, 26(1), 57-72.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Pereira, N. F. F., & da Silva Vitorini, R. A. (2019). Curricularização da extensão: Desafio da educação superior. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 19-29. https: //periodicos. ufmg. br/index. php/revistainterfaces/article/view/19047
Rajablu, M., Marthandan, G., & Yusoff, W. F. W. (2015). Managing for stakeholders: The role of stakeholder-based management in project success. Asian Social Science, 11(3), 111-125. https: //doi. org/10. 5539/ass. v11n3p111
Rocha, R. M. G. (1984). Extensão universitária: comunicação ou domesticação?.Disponivel em http: //www. repositorio. ufc. br/handle/riufc/67393
Rolfe, A., Franz, J., & Bridge, A. (2022). The combined impact of school design and procurement on student wellbeing and educational outcomes. Facilities. https: //doi. org/10. 1108/f-08-2021-0071.
Shenhar, A. J. (2004). Strategic project leadership: Toward a strategic approach to project management. R&D Management, 34(5), 569-578. https: //doi. org/10. 1111/j. 1467-9310. 2004. 00363. x
Simona, T., Taupo, T., & Antunes, P. (2023). A scoping review on agency collaboration in emergency management based on the 3C model. Information Systems Frontiers, 25(1), 291-302. https: //doi. org/10. 1007/s10796-021-10242-5
Skerlos, S., Hoffman, S., Loweth, R., Daly, S., & Paborsky, L. (2025). Collaboration rules: A narrative comparison of engineering students and practicing engineers' collaboration experiences and beliefs using structuration theory. Journal of Engineering Education, 114. https: //doi. org/10. 1002/jee. 70002.
Spanuth, T., Heidenreich, S., & Wald, A. (2020). Temporary organisations in the creation of dynamic capabilities: effects of temporariness on innovative capacity and strategic flexibility. Industry and Innovation, 27, 1186 - 1208. https: //doi. org/10. 1080/13662716. 2020. 1842723.
Teece, D. J. (2018). Dynamic capabilities as (workable) management systems theory. Journal of Management & Organization, 24(3), 359-368. https: //doi. org/10. 1017/jmo. 2017. 75
Xue, J., Shen, G., Deng, X., Ogungbile, A., & Chu, X. (2022). Evolution modeling of stakeholder performance on relationship management in the dynamic and complex environments of megaprojects. Engineering, Construction and Architectural Management. https: //doi. org/10. 1108/ecam-06-2021-0504.
Zeivots, S., Skinner, J., & Edwards, A. (2024). Reimagining stakeholder collaboration in experiential learning: A critical realist perspective. Studies in Higher Education, 49(1), 112–128. https: //doi. org/10. 1080/03075079. 2023. 2249749
Ziek, P., & Anderson, J. D. (2015). Communication, dialogue, and project management. International Journal of Managing Projects in Business, 8(4), 788-803. https: //doi. org/10. 1108/IJMPB-04-2014-0034
Zwikael, O., Chih, Y. Y., & Smyrk, J. (2023). Managing stakeholders and success criteria in complex project environments. International Journal of Project Management, 41(3), 101–113. https: //doi. org/10. 1016/j. ijproman. 2023. 102420
Zwikael, O., Salmona, M., Meredith, J., & Zarghami, A. (2023). Enhancing project stakeholder communication under insufficient knowledge of project management concepts. Engineering, Construction and Architectural Management, 30(10), 5007–5029. https: //doi. org/10. 1108/ECAM-02-2022-0154
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcellus Henrique Rodrigues Bastos, Isabel Cristina Scafuto, Clarissa Lorena Alves Coelho Lins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 180
- pdf 76