Construção, validação e aperfeiçoamento de um artefato de planejamento de viagens a lazer no Brasil integrando o design centrado no ser humano com a Inteligência Artificial Generativa: a startup Guia Trip

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28379

Palavras-chave:

turismo 4.0, design centrado no ser humano, Inteligência Artificial Generativa, setor de turismo brasileiro, planejamento de viagens a lazer

Resumo

O setor de turismo brasileiro e mundial vem enfrentando mudanças advindas da pandemia do Coronavírus que levou à adoção de medidas de isolamento social. No entanto, apenas dois anos depois da pandemia, o turismo brasileiro começou a apresentar recuperação e, desde então, vem se destacando como um mercado crescente. Apesar de ainda enfrentar dificuldades, sobretudo no que tange aos usuários encontrarem serviços adequados para planejarem suas viagens, surgiu o Turismo 4.0, impulsionado pela Indústria 4.0. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi relatar o processo de construção, validação e aperfeiçoamento de um artefato de planejamento de viagens a lazer no Brasil, integrando o Design Centrado no Ser Humano (HCD) com a Inteligência Artificial generativa, refinada por modelos de fine-tuning. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, usando o método Design Science Research (DSR), que foca no desenvolvimento, implementação e avaliação de artefatos tecnológicos, com base em ciclos de relevância, rigor e design. Para construir o artefato experimental, foram coletados dados secundários, por meio de pesquisas bibliográficas, e dados primários, por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas do setor de turismo. Para construir o artefato final, foram realizadas sessões de Think Aloud com eventuais usuários, visando validar o artefato construído e identificar melhorias. Como consequência do artefato construído, foi criada a startup Guia Trip. Espera-se que este artigo contribua com a Academia, por avançar nos conhecimentos sobre design de serviços, integrando HCD com IA generativa refinada, e com o Mercado, por focar em uma solução capaz de unir tecnologia avançada com eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tulio Castro de Souza, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela FEA-USP, em processo de certificação internacional em Aviation Management pela Embry-Riddle Aeronautical University, MBA em Gestão Empresarial pela FIA Business School e bacharel em Economia Empresarial pela FEA-RP/USP. Possui experiência profissional em metodologias ágeis, estratégia comercial, gestão de produtos e acompanhamento de performance do negócio, com ênfase em projetos de inovação, transformação digital e eficiência operacional nos setores de aviação, educação corporativa, fidelidade e varejo.

Marcos Roberto Luppe, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica, pós-graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing; especialização em Retail Management, nos EUA (Youngstown State University) e na Europa (Open University). É mestre e doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP. Atualmente é Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA/USP, ministrando disciplinas ligadas à Marketing e à Gestão de Varejo. É coordenador do CEPEV (Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo) na EACH/USP, e do MBA Gestão de Negócios Digitais e Inteligência Artificial na ESALQ/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: transformação digital, varejo e mercado de consumo.

Referências

Abdurakhmanova, G. K., Astanakulov, O. T., Goyipnazarov, S. B., & Irmatova, A. B. (2022). Tourism 4.0: Opportunities for applying Industry 4.0 technologies in tourism. In Proceedings of the 2022 International Conference on Future Networks and Distributed Systems (ICFNDS’22), 37-40. ACM. https://doi.org/10.1145/3584202.3584208.

Bardin, L. (2002). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bodkhe, U., Tanwar, S., Parekh, K., Khanpara, P., Tyagi, S., Kumar, N., & Alazab, M. (2020). Blockchain for industry 4.0: a comprehensive review. IEEE Access, 8, 79764–79800. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.2988579.

Boren, T., & Ramey, J. (2000). Think Aloud: Reconciling theory and practice. IEEE Transactions on Professional Communication, 43(3), 261-278. https://doi.org/10.1109/47.867942.

Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. [S.l.]: SAGE Publications.

Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes Júnior, J. A. V. (2015). Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman.

Dwivedi, Y. et al. (2023). So what if ChatGPT wrote it? Multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational AI for research, practice and policy. International Journal of Information Management, 71. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2023.102642.

Fang, J., Zhao, Z., Wen, C., & Wang, R. (2017). Design and performance attributes driving mobile travel application engagement. International Journal of Information Management, 37, 269-283. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2017.03.003.

Giacomin, J. (2015). What is Human Centred Design? Human Centred Design Institute, Brunel University.

Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, 29(1), 1-20. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708.

Grandi, F., Zanni, L., Peruzzini, M., Pellicciari, M., & Campanella, C. E. (2019). A transdisciplinary digital approach for tractor’s human-centred design. International Journal of Computer Integrated Manufacturing, 33(4), 377–397. https://doi.org/10.1080/0951192X.2019.1599441.

Han, S. H., Yun, M. H., Kwahk, J., & Hong, S. W. (2001). Usability of consumer electronic products. International Journal of Industrial Ergonomics, 28, 143–151. https://doi.org/10.1016/S0169-8141(01)00025-7.

Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., & Sudha, R. (2004). Design Science in Information Systems Research. Management Information Systems Research Center, 28, 75-105.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2024). Após fim da pandemia, número de viagens cresce 71,5% entre 2021 e 2023. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias

/41306-apos-fim-da-pandemia-numero-de-viagens-cresce-71-5-entre-2021-e-2023#:~:

text=enquanto%20entre%202020%20e%202021,as%20viagens%20nacionais%20e%20internacionais.

ISO - International Organization for Standardization. (2019). ISO 9241-210. Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centered design for interactive systems. https://cdn.standards.iteh.ai/samples/77520/8cac787a9e1549e1a7ffa0171

dfa33e0/ISO-9241-210-2019.pdf.

Lai, I. K. W. (2015). Traveler acceptance of an app-based mobile tour guide. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(3), 401–432. https://doi.org/10.1177/1096348013491596.

McKinsey & Company. (2023, 19 jan.). What is generative AI? https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-generative-ai.

Ministério do Turismo. (2023, 28 fev.). Revista Tendências do Turismo 2023. https://issuu.com/rimtbrasil/docs/revista_tend_ncias_do_turismo_2023.

Neuhofer, B., Buhalis, D., & Ladkin, A. (2014). A Typology of Technology-Enhanced Tourism Experiences. International Journal of Tourism Research, 16, 340-350. https://doi.org/10.1002/jtr.1958.

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information System, 24(3), 45-77. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302.

Pencarelli, T. (2020). The digital revolution in the travel and tourism industry. Information Technology & Tourism, 22, 455–476. https://doi.org/10.1007/s40558-019-00160-3.

Russell, S., & Norvig, P. (2016). Artificial Intelligence: a modern approach. [S.l.]: Pearson.

Severino, A. J. (2014). Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez.

Sousa, F., & Martins, N. (2021). Learning Experience Design: Instructional Design Applied to the Onboarding of Digital Products. Advances in Design and Digital Communication, 12, 45-57. https://doi.org/10.1007/978-3-030-61671-7_5.

Stankov, U., & Gretzel, U. (2020). Tourism 4.0 technologies and tourist experiences: a human‑centered design perspective. Information Technology & Tourism, 22, 477–488. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00186-y.

Xu, L. D., Xu, E. L., & Li, L. (2018). Industry 4.0: state of the art and future trends. International Journal of Production Research, 56(8), 2941-2962. https://doi.org/10.1080/00207543.2018.1444806.

Zolnowski, A., & Böhmann, T. (2014). Formative evaluation of business model representations - The service business model canvas. ECIS 2014 Proceedings - 22nd European Conference on Information Systems. 1-15. https://www.researchgate.net/publication/262913809.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Souza, T. C. de, & Luppe, M. R. (2025). Construção, validação e aperfeiçoamento de um artefato de planejamento de viagens a lazer no Brasil integrando o design centrado no ser humano com a Inteligência Artificial Generativa: a startup Guia Trip. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 13(3), e28379. https://doi.org/10.5585/2025.28379

Edição

Seção

Relatos técnicos
Visualizações
  • Resumo 279
  • pdf 93