Proposta de framework ágil para integrar a Inteligência Artificial (IA) no setor varejista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28671

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, IA, frameworks, varejo, automação, personalização

Resumo

Este estudo visa propor um framework ágil para integrar a Inteligência Artificial (IA) no setor varejista, abordando aspectos estratégicos, operacionais e mercadológicos. Utilizando a metodologia Gemba, combinada com entrevistas semiestruturadas e questionários prévios enviados a executivos da organização, abordando o uso de IA, a integração físico-digital e os desafios na implementação de tecnologias emergentes, o trabalho identifica oportunidades de melhoria e personalização por meio da observação prática e análise detalhada dos processos organizacionais. Como resultado, o framework proposto apresenta um roteiro estruturado que contempla a integração de dados, automação de processos e a personalização de experiências do cliente. Os resultados esperados incluem maior eficiência operacional, alinhamento estratégico e melhor experiência do consumidor, configurando uma solução replicável para empresas que enfrentam desafios similares.

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Biografia do Autor

Álvaro César Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNINOVE, com ênfase em Consumo, Tecnologia e Transformação Digital (2024). Especialista em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2023) e graduado em Administração pela Uninove (2020). Certificado pela instituição holandesa como Data Protection Officer (RBC-CDPO), Formação complementar em Antropologia do Consumo pelo grupo Consumoteca.Tenho interesse de pesquisa em áreas como: relações de consumo nas redes sociais, empreendedorismo em redes sociais, marketing de influência e grupos minorizados. Nos últimos sete anos, atuei como conselheiro, coordenador e consultor para entidades de classe e organizações do terceiro setor, com foco em transformação digital, uso de Inteligência Artificial, estratégias de marketing digital, interface com entidades do terceiro setor e governo na formação e qualificação de trabalhadores, além de políticas para grupos minorizados, especialmente direitos LGBTQIAP+.

Andre Chen Ching Lin, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - UNINOVE (2024), com a graduação em Engenharia de Produção pelo Centro universitário FEI (2019). Com cursos em Inovação e Liderança na Gestão de Projetos pelo ISCTE Executive Education - Lisboa Portugal e certificado em Lean Agile Coach pela uniágil. Pesquiso nos seguintes temas: Tipos de Inovação, Startups, Empreendedorismo, Cocriação de valor, produtos e Metodologias de Consolidação de empresas.

Leidimara Silva Santos, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil / Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2024-2027), mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2012), pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012) e graduada em Administração com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Nova Mutum-MT, ministrando as disciplinas de gestão de pessoas e empreendedorismo. Líder do Grupo de Pesquisa em inovação, mercado e empreendedorismo, atuando principalmente na linha de pesquisa de empreendedorismo. Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão voltados ao empreendedorismo feminino na cidade de Nova Mutum e diretora da Associação Meninas de Negócios. Possui como áreas de interesse o empreendedorismo, empreendedorismo feminino, mulheres empreendedoras e gestão de pessoas.

Anderson Diogo Mendes da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil / Professor na UNINOVE

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com foco na pesquisa sobre como as motivações, competências e resiliência se inter-relacionam na trajetória de empreendedores que atuam em contextos vulneráveis, dentro da linha de pesquisa de Empreendedorismo, Inovação e Negócios Sustentáveis. Possuo pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade São Judas, complementada por um MBA em Contabilidade e Finanças Corporativas, ambos obtidos na mesma instituição. Minha trajetória acadêmica teve início com a graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Santa Helena. Atualmente, sou professor na graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

José Antonio Vaz, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), São Paulo, SP, Brasil / Sabesp - Engenheiro

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com foco na pesquisa sobre fatores de estresse no ambiente de trabalho em cenário de privatização, um caso SABESP, dentro da linha de pesquisa de Empreendedorismo, Inovação e Negócios Sustentáveis. Possuo pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Campos Salles em 2018. Também obtive graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade Nove de Julho em 2023. Minha trajetória acadêmica teve início em 1988 quando iniciei o curso de Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com a graduação em 1994. Atualmente, sou engenheiro na Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Silva, Álvaro C., Ching Lin, A. C., Santos, L. S., Silva, A. D. M. da, & Vaz, J. A. (2025). Proposta de framework ágil para integrar a Inteligência Artificial (IA) no setor varejista. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 13(2), e28671. https://doi.org/10.5585/2025.28671
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