Remediação de Áreas Contaminadas por Cromo Hexavalente: Relato sobre Gerenciamento de Projeto

Autores

  • Rizia Miranda Aguiar Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (MPA-GeAS)
  • Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (MPA-GeAS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.15

Palavras-chave:

relato técnico, gestão de projetos, remediação de áreas contaminadas, cromo hexavalente

Resumo

Com a mudança de abordagem da sociedade em direção a um entendimento mais amplo sobre os limites e restrições impostos a processos e produtos e sobre a consequente necessidade de mitigar danos passados para garantir um presente adequado que não comprometa as gerações futuras este relato apresenta os resultados de um projeto de remediação de área contaminada por cromo hexavalente na cidade de São Paulo, com o objetivo de validar as práticas preconizadas pela literatura e apresentar os resultados advindos da gestão do projeto que, além de seus aspectos técnicos e tecnológicos, contemplasse também o desenvolvimento do método e suas etapas dentro do escopo da Gestão de Projetos. Os resultados encontrados demonstram a eficiência e eficácia do método apresentado e das etapas seguidas na consecução da remediação que permitiram a sistematização do processo na forma de um roteiro. Conclui-se que o exemplo estudado permite aos futuros pesquisadores e profissionais a sua reprodução, constituindo-se em metodologia aplicada com base teórica e empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Aguiar, R. M., & Gabriel, M. L. D. da S. (2014). Remediação de Áreas Contaminadas por Cromo Hexavalente: Relato sobre Gerenciamento de Projeto. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 2(1), 67–84. https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.15

Edição

Seção

Relatos técnicos