Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis

Autores

  • Angélica Aparecida Gheller Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • César Augusto Biancolino Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Isabel Adler Delft University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.59

Palavras-chave:

Design Thinking, Gestão de Projetos, Empresas de Seguros

Resumo

A gestão de projeto é uma capacidade competitiva das organizações por serem os projetos os meios das organizações promoverem a inovação. Quando se fala em inovar, a gestão deve estar preparada para lidar com as incertezas que estão associadas a projetos com esse viés inovador. Existem alguns métodos que apoiam os gerentes de projetos na identificação dos aspectos que poderão impactar a execução do projeto, como o modelo diamante. Esse modelo identifica a inovação como uma das dimensões de riscos que deve ser efetivamente gerenciada para minimizar o impacto no desempenho do projeto. Em projetos com forte predominância do aspecto inovação, um dos principais desafios é a proposição de soluções inovadoras e factíveis. Uma técnica que tem sido amplamente adotada para alavancar a criatividade no processo de inovação é o Design Thinking. A proposta desse estudo, portanto, foi avaliar através da análise de um projeto de caráter inovador e a respectiva pesquisa na literatura sobre o tema, a efetividade do design no processo de geração de novas ideias. A conclusão do trabalho foi que frente as características do Design Thinking, como considerar o contexto, a cultura e os aspectos humanos na busca de soluções, a técnica foi efetiva para promover a inovação exigida pelo projeto. No entanto, entende-se que o presente estudo tem a limitação de ter investigado somente um projeto, o que inviabiliza a generalização dos resultados obtidos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Aparecida Gheller, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Administração pela Fundação Vanzolini USP. Atualmente coordena pela Associação de Usuários SAP (ASUG) e SAP Brasil, o grupo de estudo de Gerente de Projetos, visando disseminar em melhores práticas em gestão de projetos. 

César Augusto Biancolino, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (2010). Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP / SP (2004). Licenciado em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2000). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (1999). Atualmente é Professor do Departamento de Administração da Universidade CEUMA e Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - EAC / FEA / USP.

Isabel Adler, Delft University of Technology

Mestre em Strategic Product Design. Gerente de Inovação da MJV Tecnologia e Inovação.  

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Gheller, A. A., Biancolino, C. A., & Adler, I. (2016). Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 4(1), 63–78. https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.59

Edição

Seção

Relatos técnicos