Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.59Palavras-chave:
Design Thinking, Gestão de Projetos, Empresas de SegurosResumo
A gestão de projeto é uma capacidade competitiva das organizações por serem os projetos os meios das organizações promoverem a inovação. Quando se fala em inovar, a gestão deve estar preparada para lidar com as incertezas que estão associadas a projetos com esse viés inovador. Existem alguns métodos que apoiam os gerentes de projetos na identificação dos aspectos que poderão impactar a execução do projeto, como o modelo diamante. Esse modelo identifica a inovação como uma das dimensões de riscos que deve ser efetivamente gerenciada para minimizar o impacto no desempenho do projeto. Em projetos com forte predominância do aspecto inovação, um dos principais desafios é a proposição de soluções inovadoras e factíveis. Uma técnica que tem sido amplamente adotada para alavancar a criatividade no processo de inovação é o Design Thinking. A proposta desse estudo, portanto, foi avaliar através da análise de um projeto de caráter inovador e a respectiva pesquisa na literatura sobre o tema, a efetividade do design no processo de geração de novas ideias. A conclusão do trabalho foi que frente as características do Design Thinking, como considerar o contexto, a cultura e os aspectos humanos na busca de soluções, a técnica foi efetiva para promover a inovação exigida pelo projeto. No entanto, entende-se que o presente estudo tem a limitação de ter investigado somente um projeto, o que inviabiliza a generalização dos resultados obtidos.
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Copyright (c) 2018 Angélica Aparecida Gheller, César Augusto Biancolino, Isabel Adler
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