Aplicação da Gestão de Portfólio de Projetos em uma Empresa de Engenharia Consultiva

Autores

  • Robson Esdras Dantas de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Josué Vitor de Medeiros Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v5i1.81

Palavras-chave:

Gerenciamento de Portfólio, Gestão de projetos, Alinhamento estratégico.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso qualitativo baseado em levantamento de dados e entrevistas, para propor um modelo de gerenciamento de portfólio para uma empresa de engenharia consultiva de projetos, com uma alta demanda na elaboração e gestão desses projetos. Três modelos de portfólio foram usados para embasar esta proposta após análise e estudo dos modelos e posterior levantamento das informações da empresa. Com entrevistas e análises das ações foi possível sugerir um novo modelo de gerenciamento de portfólio moldado à necessidade e realidade desta empresa, evidenciando as fases do gerenciamento de projetos e as particularidades da empresa. Durante as entrevistas e os levantamentos dos dados, encontrou-se algumas situações que não estavam demonstradas nos modelos ou apareciam de forma oculta, e o novo modelo proposto pode inserir algumas ações em suas atividades, levando a sistemática da empresa para outro nível de cultura em gerenciamento de portfólio, visando maior controle de todas as ações e melhor planejamento da distribuição dos recursos nos projetos. Espera-se que o modelo proposto auxilie a empresa na gestão dos seus projetos no intuito de alcançar a excelência dos seus projetos. Porém é necessário um esforço coordenado de todas as equipes no sentido de deixar sempre alinhado o planejamento estratégico da empresa como o novo modelo de gestão de portfólio, organizando assim os processos e dando maior confiabilidade no controle do portfólio dos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Esdras Dantas de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil.

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutor  em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil. Professor Efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Araújo, R. E. D. de, & Medeiros Júnior, J. V. de. (2017). Aplicação da Gestão de Portfólio de Projetos em uma Empresa de Engenharia Consultiva. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 5(1), 45–64. https://doi.org/10.5585/iptec.v5i1.81

Edição

Seção

Relatos técnicos