Impacto da Emissão de ADRs no Retorno de Ações de Empresas Brasileiras Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Cleiton Ricardo Kuronuma Faculdade FIPECAFI
  • Roberto Preti Barciella Faculdade FIPECAFI
  • Rodrigo Takashi Okimura Faculdade FIPECAFI

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.100

Palavras-chave:

ADRs, Retorno de Ações, Empresas Brasileiras

Resumo

Nas últimas décadas, houve uma intensificação do processo de integração dos mercados de capitais no mundo, que gerou impactos profundos nas estratégias empresariais e facilitou o acesso ao capital internacional (Bell & Rasheed, 2016). Um dos instrumentos que está à disposição das empresas brasileiras e que visa facilitar a obtenção de recursos dos investidores institucionais são os ADRs (American Depositary Receipts), negociados nos Estados Unidos. Apesar de onerosos, espera-se que os ADRs tragam benefícios aos emissores, tais como: aumento da liquidez, redução da volatilidade e aumento do preço das ações, assim como a melhoria da imagem da empresa (Silveira, Barros & Famá, 2003). Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da emissão de ADRs na NYSE (Bolsa de Nova Iorque) no retorno de ações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, através de modelos de regressão linear. Para tanto, foram coletadas informações das seis organizações que emitiram ADRs no período entre janeiro de 2007 e junho de 2017 e que se encaixaram nos objetivos desta pesquisa - Bradesco, Brasilagro, Eletrobrás, Gafisa, Oi e Santander. A análise dos resultados mostrou que, houve uma aumento substancial no retorno das ações de três empresas - Bradesco, Eletrobrás e Gafisa - e uma diminuição no retorno das ações de duas empresas – Santander e Oi. Uma das empresas – Brasilagro - não foi considerada na análise final, pois foram encontrados indícios de que o modelo de regressão linear não foi estatisticamente significativo para o cenário pré-emissão de ADRs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Ricardo Kuronuma, Faculdade FIPECAFI

Mestrando em Controladoria e Finanças pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, São Paulo, (Brasil). Superintendente de Finanças no Banco Citibank.

Rodrigo Takashi Okimura, Faculdade FIPECAFI

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Kuronuma, C. R., Barciella, R. P., & Okimura, R. T. (2017). Impacto da Emissão de ADRs no Retorno de Ações de Empresas Brasileiras Listadas na BM&FBovespa. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 5(2), 154–175. https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.100

Edição

Seção

Relatos técnicos