Avaliação Econômica de Investimentos Através de Modelo Probabilístico

Autores

  • Tércio Lopes Souza Braskem S/A - BRK.
  • Kaio de Morais Lima Braskem S/A - BRK.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.93

Palavras-chave:

EVTE, probabilístico, Investimentos, Addition of Value

Resumo

A sistemática de implantação de investimentos tem como objetivo garantir, através da escolha dos melhores projetos de investimentos, o atendimento dos objetivos estratégicos do ciclo pelo qual à organização está passando. A companhia tem basicamente dois tipos de investimentos; Sustaining e Addition of Value. Os investimentos de Sustaining garantem a continuidade operacional do ativo existente nas suas melhores condições, sob o ponto de vista de produtividade e segurança de processo/pessoas. Já os investimentos de Addition of Value tem como objetivo alavancar a produtividade da companhia, melhorando os processos atuais ou desenvolvendo novos processos. Para os investimentos do tipo Addition of Value também chamados de “Projetos de VPL”, a Braskem vinha utilizando o valor presente líquido determinístico para avaliar a atratividade do investimento e auxiliando o negócio na tomada de decisão para investir nos melhores projetos, visto que, o recurso disponível para investimento é sempre menor que a demanda da companhia. A necessidade de maior assertividade na tomada de decisão exigiu maior maturidade no processo, através do desenvolvimento de cálculos mais precisos. Identificou-se como uma alternativa adequada a utilização do VPL probabilístico para seleção dos melhores projetos de investimentos do tipo Addtion of Value, haja vista que este método considera o risco associado a cada uma das variáveis que compõem a avaliação.

Esta decisão proporcionou benefícios para o processo, tais como:

  • Disseminação do conhecimento em avalição de investimentos para todas as equipes envolvidas no processo;

  • Uniformidade das premissas de cálculo de atratividade dos investimentos, possibilitando a comparação entres eles;

  • Acréscimo de 1% no VPL médio da carteira de investimentos de Addtion of Value da Braskem, em 2016 valor correspondente a US$ 2.967,37 mil.

     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tércio Lopes Souza, Braskem S/A - BRK.

Especialização em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil). Engenheiro de Projetos pela Braskem S/A - BRK, Brasil.  

Kaio de Morais Lima, Braskem S/A - BRK.

Especialização em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Souza, T. L., & Lima, K. de M. (2018). Avaliação Econômica de Investimentos Através de Modelo Probabilístico. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(1), 51–63. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.93

Edição

Seção

Relatos técnicos