v. 1, n. 1 (2013)

Janeiro - Dezembro

Editorial, v.1, n.1 (2013)

 

Caros leitores,

É com grande satisfação que levamos aos pesquisadores e profissionais das áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade, este primeiro número da Revista IPTEC – Inovação Projetos e Tecnologia da Universidade Nove de Julho.

 A revista tem como foco a publicação de relatos técnicos e tecnológicos com adequado rigor acadêmico relacionados às suas áreas de escopo. Com atuação interdisciplinar nas áreas de Administração, Ciências Ambientais e Engenharia, a IPTEC busca suprir a lacuna existente de espaço para difusão de casos práticos e de troca de experiências por parte de pesquisadores e profissionais.

 Nesta edição a revista apresenta 9 trabalhos, sendo 3 relacionados ao gerenciamento de projetos, 3 à área de Sustentabilidade, 2 à Inovação e 1 da área de Tecnologia, cumprindo seu objetivo de atender o público de suas quatro áreas de pesquisa.

 O primeiro artigo que publicamos na revista é o trabalho “Modelos de Maturidade em Projetos de Engenharia: Um Estudo de Caso” de Yuri Mendes Martins da empresa InterMoor do Brasil e da Marcos Lopez Rego, professor da EBAPE da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o nível de maturidade da gestão de projetos dentro de uma empresa do segmento de óleo e gás e sugerir um plano de melhorias contendo uma proposta de estruturação de um escritório de projetos na organização.

 O segundo artigo também trata de gestão de projetos. Em seu trabalho denominado “Um Plano de Comunicação para o Projeto Busca Ativa”, Claudia Dias Nogueira, Cláudia Terezinha Kniess e José de Assunção Moutinho da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, buscaram trabalhar a disseminação das técnicas de gestão de projetos no setor público. Isso através da proposição de um plano de comunicação para o projeto Busca Ativa que consiste na localização de famílias residentes no Estado de São Paulo em condição de extrema pobreza para o cadastramento e inclusão em programas sociais.

 Na área de tecnologia, Newton Rocha da Silva do Banco Bradesco S.A. e Flávio Hourneaux Júnior da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam o trabalho “TI Verde: Sustentabilidade por Meio da Virtualização de Servidores” no qual abordam a virtualização. Segundo os autores, esta é a tecnologia de maior impacto na infraestrutura de TI das empresas atualmente, estando presente em estratégias corporativas para cortar custos e oferecer soluções menos complexas e mais gerenciáveis.

 No primeiro artigo apresentado na área de sustentabilidade, as autoras Denise Lana Molina da empresa Schneider Electric e Ivete Rodrigues, professora da Fundação Instituto de Administração – FIA tratam, em seu trabalho “Como Integrar as Questões Socioambientais à Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso”, dos impactos que podem afetar as empresas que se estruturam para a sustentabilidade. Partindo da premissa de que a sustentabilidade corporativa concentra iniciativas que podem ser desdobradas em projetos, as autoras investigaram a melhor forma de gestão da sustentabilidade que lhe permita ser parte integrante da estratégia corporativa.

 Na área de inovação em processos, Ana Carolina Mecabô Müller, Guilherme Cavalli Waldow, Pang Lien Hsu e Claudio Antonio Rojo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, apresentam o trabalho “Projeto de Planejamento Estratégico a Partir da Simulação de Cenários: O Caso de um Supermercado do Paraná”. Este estudo trata de um projeto para elaboração de um plano de estratégias de crescimento para a empresa V. Müller e Cia. Ltda. utilizando o modelo de simulação de cenários. O objetivo dos autores é propor melhorias para o processo de tomada de decisões na organização.

 Também na área de inovação, Daniel Tomoki Hayashi da empresa Ciao Mao e Heidy Rodriguez Ramos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, relatam o uso do design thinking como principal ferramenta de geração de inovação na empresa de calçados Ciao Mao. Esta é um exemplo de empresa de pequeno porte que compete juntamente com grandes corporações que, muitas vezes, dispõem de muito mais recursos financeiros. Em situações como esta o design passa a ser uma das soluções para que empresas com recursos escassos se diferenciem e ganhem competitividade perante grandes players do mercado. Este relato é apresentado no trabalho “Inovação Através do Design: Um Estudo de Caso da Empresa CIAO MAO”.

 De forma provocativa Flávia Martins Guimarães Fung das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista – UNIFAE, apresenta o trabalho “Insustentabilidade da Ação Assistencial em Tragédias Socioambientais: Reparar? Por Que Não Prevenir?”. Seu relato técnico faz uma análise do conteúdo sócio-político do manual de defesa civil com foco principal no trabalho da assistência social junto às vítimas de desastres ou tragédias socioambientais. A autora tem como objetivo averiguar as adequações e inadequações do documento para o efetivo atendimento de vítimas e minimização de tragédias, tendo como referência os eventos ocorridos no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2010.

 Na sequência, o trabalho “Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI” de Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes e Marcos Paixão Garcez da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da aplicação de conceitos de gestão de projetos no segmento do varejo. O objetivo dos autores é identificar as contribuições dos processos de gestão de portfólio de projetos de tecnologia de informação implementados a partir da criação da área de Gestão de Demandas de TI em uma empresa de varejo multinacional.

 Em um relato que buscou verificar a existência de práticas inovadoras relacionadas à gestão de pessoas com foco em responsabilidade social na área de construção civil, Carla Adriana Soares Vieira e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – PFL realizaram uma pesquisa descritiva e de cunho qualitativo na Construtora Terraço Ltda. As autoras levantaram como principais práticas: a relação empregador/empregado, a confiança, o clima organizacional e o engajamento das empresas parceiras. Este trabalho tem o título de “Responsabilidade Social em Uma Empresa de Construção Civil: Uma Prática de Gestão de Pessoas” e fecha esta nossa 1ª edição.

 O agradecimento especial deste início de trabalho da IPTEC vai para a Universidade Nove de Julho na pessoa da pró-reitora acadêmica Profa Maria Cristina Storópoli pelo apoio e incentivo dado à criação desta publicação. Estamos empenhados em fazer por merecer a confiança depositada.

 

Desejamos uma excelente leitura a todos!

 Editor Cientifico

Prof. Dr. Leandro Alves Patah

 

Editora Adjunta

Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens

 

Sumário

Relatos técnicos

Yuri Mendes Martins, Marcos Lopez Rego
PDF
01-15
Claudia Dias Nogueia, Cláudia Terezinha Kniess, José da Assunção Moutinho
PDF
16-29
Newton Rocha da Silva, Flavio Hourneaux Junior
PDF
30-42
Denise Lana Molina, Ivete Rodrigues
PDF
43-55
Ana Carolina Mecabô Müller, Guilherme Cavalli Waldow, Pang Lien Hsu, Claudio Antonio Rojo
PDF
56-69
Daniel Tomoki Hayashi, Heidy Rodriguez Ramos
PDF
70-83
Flávia Martins Guimarães Fung
PDF
84-96
Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes, Marcos Paixão Garcez
PDF
97-109
Carla Adriana Soares Vieira, Ester Eliane Jeunon
PDF
110-124