v. 2, n. 1 (2014)

Janeiro - Dezembro

Editorial, v.2, n.1 (2014)

 

Caros leitores,

Com esta segunda edição, a Revista IPTEC completa seu 1º ano de vida. Criada com o objetivo de publicar relatos técnicos e casos aplicados às áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade, a revista tem buscado difundir experiências práticas, sejam elas geradas por instituições ou empresas, públicas ou privadas.

Nesta edição a revista apresenta 9 trabalhos, sendo 3 relacionados à Inovação, 4 ao Gerenciamento de Projetos, 1 da área de Tecnologia e 1 da área de Sustentabilidade. Um trabalho de projetos também aborda a Sustentabilidade, honrando seu compromisso de dar vazão aos trabalhos aplicados destas quatro grandes áreas de pesquisa.

Da área de Inovação, o primeiro relato técnico que publicamos nesta edição é o trabalho “Inovação do Arranjo Físico na Operação de Transporte Rodoviário: Um Estudo de Caso em Porto Velho (Brasil)” de Alex Oliveira Ferreira, Gil Edgar Fernandes Vargas, Flávio de São Pedro Filho e Iluska Lobo Braga da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Este trabalho teve o objetivo de levantar a situação atual do arranjo físico de uma empresa de grande porte do segmento de transportes rodoviários, fazer uma análise crítica do mesmo e propor ajustes para melhorar a eficiência na operação da organização.

O segundo relato técnico trata da inovação em processos. Patrícia Alves Parreiras, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Jorge Tadeu Ramos Neves e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL elaboraram o trabalho “Inovação em Processos e Gestão da Qualidade: Análise da Implantação da Metodologia de WCM na Case New Holland”. Os autores tratam, neste trabalho, da implementação da ferramenta da qualidade Quality Gate, com o objetivo de identificar, controlar e reduzir o índice de falhas encontradas na linha de montagem de escavadeiras hidráulicas da empresa. Para isso foram aplicados conceitos e técnicas de World Class Manufacturing (WCM) em conjunto com um fluxo de tratativa para defeitos.

Ainda sobre inovação em processos, Daniel Teotônio do Nascimento, Adriana de Sousa Lima e Silvana Anita Walter da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, apresentam o trabalho “Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada” cujo objetivo é apresentar o processo de formalização de uma aliança estratégica e seus impactos, entre uma instituição de ensino superior pública e uma privada à luz da teoria de aliança estratégica. Por meio de técnicas de análise documental, bibliográfica, entrevista e observação-participante, os autores mostram que a combinação de recursos, competências e comprometimento possibilita a implementação conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão entre ambas às instituições.

O primeiro relato técnico apresentado da área de Projetos, trata de escritórios de gerenciamento de projetos. Com o título de “Contribuições de um Escritório de Projetos para o Alinhamento Estratégico no Setor das Telecomunicações”, Angélica Frederico e Franciane Freitas Silveira da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam um estudo de caso único de uma empresa do setor de telecomunicações brasileiro que decidiu implementar um escritório de projetos para atuar de forma alinhada à estratégia empresarial.

Na sequência, o trabalho “Remediação de Áreas Contaminadas por Cromo Hexavalente: Relato Sobre Gerenciamento de Projeto” de Rizia Miranda Aguiar e Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, também da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da implementação de metodologias de gerenciamento de projetos e sustentabilidade. Os autores apresentam os resultados de um projeto de remediação de área contaminada por cromo hexavalente na cidade de São Paulo levando a um entendimento mais amplo sobre os limites e restrições impostos a processos e produtos e sobre a consequente necessidade de mitigar danos passados para garantir um presente adequado que não comprometa as gerações futuras.

Em um relato que descreve o processo de idealização e negociação de um projeto de campanha promocional por meio de aliança estratégica formada por três empresas, Solange Maria Debastiani, Belquis Oliveira Meireles e Claudio Antonio Rojo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE detalham as motivações, os critérios para a escolha dos parceiros, o tipo da aliança estratégica adotada, que foi o contrato não tradicional, e a estruturação da própria campanha. Este trabalho tem o título de “Projeto de Campanha Promocional por Meio de Aliança Estratégica”.

O quarto trabalho sobre gerenciamento de projetos trata do tema governança. “Auditoria de Projetos no Banco Itaú” é o trabalho apresentado por Marco Alexandre Terlizzi e César Augusto Biancolino da Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Diogo Ronza Bento da Faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Em uma pesquisa exploratória que utiliza a pesquisa bibliográfica como estratégia, a pesquisa documental e entrevistas como métodos de coleta de dados, e um dos maiores bancos brasileiros como unidade de análise, os autores analisaram a evolução da atuação da área de auditoria interna nos projetos do Banco Itaú.

O trabalho da área de Tecnologia, denominado “Prospecção de Patentes para a Solução Sustentável de Problema da Indústria da Construção: O Espaçador de Concreto”, está direcionado à tecnologia do produto. Alexsandro Cardoso Carvalho, João Henrique Storopoli e Luc Marie Quoniam da Universidade Nove de Julho – UNINOVE destacam a importância da busca de patentes para solucionar problemas empresarias e tecnológicos. Por meio de uma pesquisa realizada em bases de dados com mais de 80 milhões de patentes, os autores encontraram uma patente aplicável como alternativa para o uso de espaçadores de aço para estruturas de concreto armado, possibilitando a reutilização de matérias primas e evitando custos de construção adicionais

Da área de Sustentabilidade os autores Fernando Augusto Pereira Tuna da Universidade Federal Fluminense – UFF e Laura Pires de Souza Petroni, Carlos Eduardo Pauzeiro Vieira Barcelos e Alfonso Stefanini da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ apresentam o trabalho “Análise da Implantação do Novo Sistema Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro Incluindo o Histórico do Processo do Sistema de Licenciamento Ambiental e a Manipulação do Licenciamento”. Este relato traça um panorama histórico dos órgãos governamentais existentes antes do lançamento da Política Nacional de Meio Ambiente, juntamente com uma análise dos órgãos governamentais, destacando o papel do licenciamento municipal no contexto ambiental.

A partir de 2015 a Revista IPTEC passa a ser publicada semestralmente, atendendo à necessidade de oferecer um espaço exclusivo para publicação de relatos técnicos produzidos por pesquisadores e profissionais nas áreas ligadas à inovação, projetos, tecnologia e sustentabilidade.

 

 

Desejamos uma excelente leitura a todos!

 

Prof. Dr. Leandro Alves Patah
Editor Cientifico


Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
Editora Adjunta

Sumário

Relatos técnicos

Alex Oliveira Ferreira, Gil Edgar Fernandes Vargas, Flávio De São Pedro Filho, Iluska Lobo Braga
PDF
1-16
Patrícia Alves Parreiras, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Jorge Tadeu Ramos Neves, Ester Eliane Jeunon
PDF
17-27
Daniel Teotonio do Nascimento, Adriana De Sousa Lima, Silvana Anita Walter
PDF
28-44
Angélica Frederico, Franciane Freitas Silveira
PDF
45-66
Rizia Miranda Aguiar, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel
PDF
67-84
Solange Maria Debastiani, Belquis Oliveira Meireles, Claudio Antonio Rojo
PDF
85-97
Marco Alexandre Terlizzi, Diogo Ronza Bento, César Augusto Biancolino
PDF
98-114
Alexsandro Cardoso Carvalho, João Henrique Storopoli, Luc Marie Quoniam
PDF
115-127
Fernando Augusto Pereira Tuna, Laura Pires de Souza Petroni, Carlos Eduardo Pauzeiro Vieira Barcelos, Alfonso Stefanini
PDF
128-138