v. 3, n. 1 (2015)

Janeiro - Junho

Editorial, v.3, n.1 (2015)

Caros leitores,

 

Com o objetivo de oferecer um maior espaço aos pesquisadores e profissionais para a publicação de seus relatos técnicos nas áreas ligadas à inovação, projetos, tecnologia e sustentabilidade, a IPTEC, a partir desta edição de junho de 2015, passa a ser publicada semestralmente. Serão publicadas sempre 2 edições por ano, uma em junho e outra em dezembro.

Sempre com o objetivo de abranger suas quatro áreas foco de pesquisa, nesta 3ª edição a revista publica 9 trabalhos, sendo 3 da área de Inovação, 2 sobre Gerenciamento de Projetos, 1 de Desenvolvimento Tecnológico e 3 da área de Sustentabilidade.

O primeiro artigo desta edição, da área de Inovação, é o trabalho “Identificando Falhas no Agendamento de Cirurgias Eletivas: A Experiência de um Hospital Público” de Chang Chung Sing Waldman, Maria Aparecida Dos Santos Traverzin e Márcia Cristina Novaretti da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. As autoras, ao analisarem e proporem ações corretivas para incidentes relacionados a cirurgias eletivas solicitadas e não agendadas em um hospital público do município de São Paulo/SP, recomendam o uso da metodologia de análise de causa raiz para a minimização dos riscos à segurança de pacientes.

Márcio de La Cruz Lui, também da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em seu trabalho “A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas”, avalia como a adoção de uma filosofia de orientação ao mercado pode influenciar de forma positiva a capacidade de inovação das empresas. Para isso o autor analisou uma empresa de telecomunicações atuante no Estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que há uma grande dificuldade na coordenação das atividades entre as próprias áreas da empresa para que as inovações sejam difundidas por toda a organização.

Ainda sobre Inovação, os autores: Antonio Carlos Estender, Galbert Gabriel Freitas Mendes e Daniela Luiza de Macedo da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Universidade Guarulhos – UnG e UNINOVE, apresentam o trabalho “A Importância do Marketing de Relacionamento nas Empresas” que também trata de inovação em serviços, como os trabalhos anteriores, porém, aqui o foco são serviços bancários. O estudo de caso apresentado é o do Banco Bradesco, onde o marketing de relacionamento ainda é tratado nos níveis mais estratégicos e altos da organização. Como contribuição teórica, o artigo constata a necessidade de estudos relacionados à compreensão da importância do marketing de relacionamento dentro das organizações.

Da área de Projetos, o primeiro artigo que publicamos nesta edição é o “Avaliação de Grau de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresa Fabricante de Cabos Submarinos para Poços de Exploração de Petróleo” dos autores Raphael Venda Sgura, Fernando Oliveira de Araújo e Raphael de Oliveira Albergarias Lopes da Universidade Federal Fluminense – UFF e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Em seu artigo, os autores fazem um diagnóstico da gestão de projetos em uma empresa fabricante de cabos submarinos para poços de petróleo, analisando a relevância da adoção de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos para melhorar o desempenho dos empreendimentos organizacionais. Para isso é utilizado o modelo Prado-MMGP. Como resultado, os autores identificaram o nível de maturidade em gerenciamento de projetos da organização e propuseram planos de ações.

Na sequência, o trabalho “Enfraquecendo as Resistências em uma Implantação de Metodologia de Gerenciamento de Projetos em uma Instituição Financeira de Grande Porte” de João Luiz de Mello Tavares Feola e Rosária de Fátima Segger Macri Russo da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos em uma organização financeira de grande porte. Como resultado do caso analisado, os autores destacam as seguintes ações realizadas pela empresa e que auxiliaram neste processo: metodologia inicial com procedimentos já adotados anteriormente, treinamentos diferenciados por nível hierárquico e nível de conhecimento, criação de oficinas de projeto, escalonamento da implantação e acompanhamento das ações pelo escritório de projetos da organização.

O trabalho da área de Tecnologia, denominado “Proposta de Implantação do BSC para uma Indústria de Construção Industrializada de Concreto” está direcionado à melhoria de processos na indústria. Giovany Luiz Frantz e Geysler Rogis Flor Bertolini da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, propõem a implantação do Balanced Scorecard (BSC) para uma indústria do segmento da construção civil. Como parte do trabalho, foram definidas as diretrizes organizacionais da empresa e elencados seus objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do BSC: aprendizado e conhecimento, processos internos, clientes e financeira. Na sequência, os autores relatam a formulação do mapa estratégico da organização, ressaltando a interligação entre os objetivos estratégicos e a definição de metas e indicadores para cada objetivo.

Da área de Sustentabilidade as autoras Camille de la Cruz Lui e Simone Aquino da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam o trabalho “Logística Reversa: Como Reaproveitar Placas de Petri no Fluxo de Trabalho de um Laboratório de Microbiologia”. Este relato descreve como foi possível realizar o reaproveitamento de sobras de placas de Petri, provenientes de embalagens abertas, através do emprego do tratamento por radiação ionizante, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN. Além de proporcionar uma redução de custos, o trabalho gerou uma contribuição para a sustentabilidade de uma instituição de ensino superior, ao aplicar os conceitos de logística reversa.

Em um relato que trata do cultivo de organismos em meio marinho e estuarino, Fernando Augusto Pereira Tuna e Alícia Bertoloto Tagliolatto da Universidade Federal Fluminense – UFF, revisam as principais modalidades da maricultura, analisam seus impactos positivos e negativos e discutem as propostas de redução do impacto ambiental gerado pela produção de alimentos e geração de renda. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, os autores concluem que é possível que a atividade seja benéfica desde que sejam respeitadas as questões ambientais. Este trabalho tem o título de “Um Breve Panorama Abordando Aspectos Positivos e Negativos da Maricultura”.

O terceiro trabalho sobre Sustentabilidade também aborda o tema da logística reversa, porém em atividades de transporte. “Logística Direta e Logística Reversa na Produção do Aço: Estudo de Caso em uma Empresa Siderúrgica” é o trabalho apresentado por Jorge Sala Minoves, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Tarcísio Afonso e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL. Em um estudo de caso em uma unidade de uma empresa siderúrgica localizada na cidade de João Monlevade/MG, os autores comparam a logística reversa e a direta no processo de fabricação do aço em uma empresa de grande porte. Em sua pesquisa os autores analisaram as vantagens e desvantagens dos processos de aquisição, transporte e estocagem de sucata metálica e de minério de ferro, matérias-primas utilizadas na produção do aço. Adicionalmente também avaliaram os impactos da utilização das duas matérias-primas no meio ambiente.

 

Desejamos uma excelente leitura a todos!

 

Prof. Dr. Leandro Alves Patah
Editor Cientifico


Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
Editora Adjunta



Sumário

Relatos técnicos

Chang Chung Sing Waldman, Maria Aparecida Dos Santos Traverzin, Márcia Cristina Novaretti
PDF
1-16
Márcio de la Cruz Lui
PDF
17-33
Antonio Estender Estender, Galbert Gabriel Freitas Mendes, Daniela Luiza de Macedo
PDF
34-50
Raphael Venda Sgura, Fernando Oliveira de Araujo, Raphael de Oliveira Albergarias Lopes
PDF
51-73
João Luiz de Mello Tavares Feola, Rosária de Fátima Segger Macri Russo
PDF
74-88
Giovany Luiz Frantz, Geysler Rogis Flor Bertolini
PDF
89-110
Camille de la Cruz Lui, Simone Aquino
PDF
111-126
Fernando Augusto Pereira Tuna, Alícia Bertoloto Tagliolatto
PDF
127-136
Jorge Sala Minoves, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Tarcísio Afonso, Ester Eliane Jeunon
PDF
137-151