Melhor Idade? Os Usos do Tempo Livre e a Autopercepção da Pessoa Idosa

Autores

  • Ana Flávia Braun Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.
  • Miguel Archanjo de Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa - UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.257

Palavras-chave:

Tempo livre, Lazer, Autopercepção, Pessoa idosa, Terceira Idade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre a autopercepção da pessoa idosa e os usos do tempo livre, a partir da perspectiva teórica de Elias e Dunning. Para tanto, a história oral temática foi adotada como metodologia para a produção de fontes, realizada com 06 idosos moradores do Condomínio Residencial Lagoa Dourada, localizado no município de Ponta Grossa – PR. Como técnica para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, que permitiu identificar os núcleos de sentido emergidos nas entrevistas orais. Ao estabelecer relações entre as categorias emergentes e as atividades de tempo livre por eles desenvolvidas foi possível compreender que os idosos que possuem uma avaliação positiva de seu processo de envelhecimento empregam cerca de 50% do tempo em rotinas de tempo livre, com destaque para os cuidados domésticos e os momentos de descanso, dedicando o tempo livre restante às atividades intermediárias de tempo que envolvem formação, autossatisfação e autodesenvolvimento e atividades de lazer. A análise permitiu considerar que a percepção de que estariam experienciando a melhor idade de suas vidas está relacionada às atividades desenvolvidas no tempo livre, que contribuem para a atualização de seus saberes, resultando em movimentos de resistência à estigmatização da pessoa idosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Braun Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, Paraná, (Brasil).

Miguel Archanjo de Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UFPR.

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, (Brasil). Professor do Programa Stricto Sensu de Ciências sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Vieira, A. F. B., & Freitas Junior, M. A. de. (2018). Melhor Idade? Os Usos do Tempo Livre e a Autopercepção da Pessoa Idosa. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 207–225. https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.257

Edição

Seção

Artigos