A Força da Marca para a Construção de um Novo Produto: A Reestruturação do Avanti do Palmeiras

Autores

  • Frank Borges Marques Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).
  • Vérica Freitas Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).
  • Verônica Angélica Freitas de Paula Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.274

Palavras-chave:

Marca, Produto, Futebol, Sócio Torcedor

Resumo

O caso apresenta o processo de reformulação do AVANTI, o programa de Sócio Torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Palmeiras é um dos principais clubes de futebol brasileiro, possuindo uma marca consolidada, conhecida nacional e internacionalmente. Atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos clubes com maior número de torcedores no futebol brasileiro, com 5,6% do total (10,5 milhões de torcedores), conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa (2016). Com dificuldades financeiras no início do seu mandato, o então presidente do clube, Paulo Nobre, acreditava na reformulação do programa de sócio torcedor, trazendo benefícios não apenas para o clube, mas também aos sócios. Após as mudanças nos compostos de marketing, o programa obteve grande sucesso, chegando a 2018 com 123.555 sócios torcedores (Histórico Futebol Melhor, 2018). Em termos financeiros, o programa de sócio torcedor rendeu ao clube uma crescente receita, chegando a R$ 47 milhões reais em 2017 (Simon, 2018). O caso é destinado à aplicação dos conteúdos relacionados à Gestão de Marcas, Estratégia de Marketing e Decisões de Marketing, que podem ser ministrados em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, objetivando contribuir para a discussão prática em sala de aula desses temas, cooperando com o processo de ensino-aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Frank Borges Marques, Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Minas Gerais, (Brasil). Bancário no Banco Triângulo.

Vérica Freitas, Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professora da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais.

Verônica Angélica Freitas de Paula, Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, São Paulo, (Brasil). Professora Associada da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais.

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Publicado

03.09.2018

Como Citar

Marques, F. B., Freitas, V., & Paula, V. A. F. de. (2018). A Força da Marca para a Construção de um Novo Produto: A Reestruturação do Avanti do Palmeiras. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 327–341. https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.274

Edição

Seção

Artigos