O Aplicativo Tripadvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza-CE

Autores

  • Ermelinda Lopes da Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE.
  • Eveline Alexandre Paulo Instituto Federal do Ceará - IFCE.
  • Ewerton Reubens Coelho-Costa Instituto Federal do Ceará - IFCE.
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v7i3.214

Palavras-chave:

Reclamações online, TripAdvisor, turistas, restaurantes, perfil

Resumo

O uso de aplicativos móveis no turismo tem crescido significativamente nos últimos anos, sendo consequência do avanço tecnológico. Os turistas estão bastante exigentes e utilizam cada vez mais a internet como forma de externar as suas frustrações por serviços que não correspondem às suas expectativas, por meio de aplicativos como o TripAdvisor. O objetivo desse estudo é analisar as reclamações postadas por turistas na plataforma TripAdvisor com relação aos serviços prestados pelos principais restaurantes de Fortaleza-CE. Examinou-se qual o perfil das principais reclamações publicadas. Utilizou-se a técnica de observação não participativa, oriunda do método etnográfico, para analisar as reclamações postadas online por turistas a partir do aplicativo TripAdvisor, sobre os dez melhores restaurantes de Fortaleza, durante o ano de 2016. Esse trabalho pretende sugerir ações que possibilitem a diminuição das reclamações no setor gastronômico de Fortaleza, bem como contribuir com os estudos na área do turismo.

 

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Biografia do Autor

Ermelinda Lopes da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE.

Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, (Brasil). Professora Efetiva de Língua Espanhola do Instituto Federal do Ceará - IFCE.

Eveline Alexandre Paulo, Instituto Federal do Ceará - IFCE.

Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, (Brasil). Professora Efetiva de Beneficiamento do Pescado e Controle de Qualidade do Pescado - IFCE (Instituto Federal do Ceará).

Ewerton Reubens Coelho-Costa, Instituto Federal do Ceará - IFCE.

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, (Brasil). Professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Paulo, (Brasil). Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Piauí. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

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Publicado

11.09.2018

Como Citar

Silva, E. L. da, Paulo, E. A., Coelho-Costa, E. R., & Perinotto, A. R. C. (2018). O Aplicativo Tripadvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza-CE. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(3), 370–389. https://doi.org/10.5585/podium.v7i3.214

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