Mídias Sociais: Um Olhar do Educador Físico Sobre o Uso Desse Instrumento na Prática de Exercício Físico Orientado por Pessoas Sem Qualificação na Área
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v7i3.260Palavras-chave:
Marketing e Tecnologia, Exercícios físicos, Comportamento do consumidor, Corpo idealResumo
A atividade física tem sido um assunto muito difundido pelos meios de comunicação, apresentada diariamente como uma prática que proporciona qualidade de vida e resultados estéticos. Objetivamos com a presente pesquisa, de abordagem qualitativa e enfoque fenomenológico, explanar a opinião crítica-reflexiva de dez educadores físicos, que atuam em academias de ginástica e musculação, sobre o uso das mídias sociais por parte de pessoas não graduadas na área, discutir os fatores que influenciam o praticante de exercício físico a seguir orientações de blogueiros[1] bem como mostrar os perigos de se buscar informações de fontes não confiáveis para a prática. Na análise permitiu verificar que a comunicação feita pelas mídias sociais de fato influenciam bastante os seus usuários e conclui-se então que é notório no discurso de todos os entrevistados que cabe aos profissionais de Educação Física agir com discernimento quanto às práticas corporais ao invés de incentivarem os modismos estéticos, já que o professor de educação física é um educador, na medida em que desempenha um papel de formação de valores educacionais e socioculturais. Pessoa que escreve no blog (página online onde são feitas publicações frequentes com fotos, vídeos, textos, entre outros, contando experiências, transmitindo algum tipo de informação). Pessoa que escreve no blog (página online onde são feitas publicações frequentes com fotos, vídeos, textos, entre outros, contando experiências, transmitindo algum tipo de informação).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html