Estudo sobre a Importância da Qualidade da Experiência no Consumo de Serviços Turísticos: O Caso de um Parque Temático

Autores

  • Ana Luíza Rossato Facco Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
  • Marcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cristiane Rosa Moreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.294

Palavras-chave:

Satisfação, Intenção de revisitar, Parques temáticos.

Resumo

Este estudo analisa a qualidade da experiência e suas relações com a satisfação e a intenção de retorno do parque Beto Carrero World entre jovens gaúchos. Foram investigadas as inter-relações entre qualidade da experiência, qualidade da interação, do ambiente físico, do resultado da saída e do acesso, bem como a satisfação da experiência e a intenção de retorno. A pesquisa é considerada descritiva e quantitativa, por meio de uma survey adaptada dos estudos de Wu, Li & Li (2014). A coleta de dados foi realizada no período de Agosto de 2016, com 429 estudantes do ensino superior, técnico e médio. Por meio do teste de hipóteses, destacam-se como resultados que as dimensões ambiente físico e a saída influenciam a qualidade da experiência, a qualidade da experiência influencia satisfação da experiência, já a satisfação da experiência influencia a intenção de retorno e, ainda, foi confirmado que a intenção de retorno influencia a qualidade da experiência, demonstrando que a qualidade da experiência antecede a intenção de retorno. Contudo, comprovou-se que a qualidade da interação não impacta positivamente a qualidade da experiência.

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Biografia do Autor

Ana Luíza Rossato Facco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós graducação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Substituta no Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul.

Marcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul.

Cristiane Rosa Moreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

01.01.2019

Como Citar

Rossato Facco, A. L., Grohmann, M. Z., & Moreira, C. R. (2019). Estudo sobre a Importância da Qualidade da Experiência no Consumo de Serviços Turísticos: O Caso de um Parque Temático. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(1), 98–114. https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.294

Edição

Seção

Artigos