A Produção do Conhecimento sobre Políticas Públicas para o Esporte e Lazer no Brasil: Uma Análise dos Pesquisadores e Instituições

Autores

  • Jeferson Roberto Rojo Universidade Estadual do Paraná - UEM
  • Fernando Marinho Mezzadri Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.303

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Políticas Públicas, Esporte, Lazer

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal mapear a produção do conhecimento sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer, publicada em língua portuguesa em periódicos brasileiros, entre os anos de 2013 a 2016. As buscas foram feitas nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, Scielo e Portal de Periódicos da Capes com a utilização dos seguintes descritores: “Política Pública Esporte”, “Sport Policy”, “Política Pública Lazer” e “Leisure Policy”, além de 10 revistas científicas da área da Educação Física. O levantamento apontou que a produção somou 85 artigos, distribuídos em 14 periódicos científicos. Foi observada a existência de redes de colaboração entre autores, com grande atuação de pesquisadores vinculados a UEM e UFPR. Nestas instituições encontram-se grupos de referência na discussão sobre a temática e a colaboração é marcada principalmente pela relação orientador/orientado. A título de conclusão aponta-se que a produção sobre o tema teve um salto tanto quantitativo como qualitativo, considerando os meios de avaliação brasileiros, se comparada com períodos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Roberto Rojo, Universidade Estadual do Paraná - UEM

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Paraná (Brasil).

Fernando Marinho Mezzadri, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, (Brasil). Professor do Departamento de Educação Física a Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná.

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, São Paulo, (Brasil). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná.

Downloads

Publicado

01.01.2019

Como Citar

Rojo, J. R., Mezzadri, F. M., & Moraes e Silva, M. (2019). A Produção do Conhecimento sobre Políticas Públicas para o Esporte e Lazer no Brasil: Uma Análise dos Pesquisadores e Instituições. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(1), 128–139. https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.303

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)