Natação para Indivíduos com Deficiência Intelectual: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento Universidade de Franca - UNIFRAN.
  • Alejandra Colmenares Pineda Universidad Politécnica de Madrid - UPM
  • Gisélia Gonçalves de Castro Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Maria Georgina Marques Tonello Universidade de Franca - Unifran

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.218

Palavras-chave:

Esporte, Inclusão, Pessoas com Deficiências, Promoção da saúde, Terapia aquática

Resumo

Os benefícios da natação para as pessoas, em geral, estão amplamente descritas na literatura, todavia hoje ainda questiona-se as evidências científicas destes para as pessoas com deficiência, em especial para as pessoas com deficiência intelectual. O objetivo desse estudo foi identificar estudos que abordem a natação adaptada para pessoas com deficiência intelectual e discutir quais principais temáticas e resultados de estudos na área. Esta revisão foi realizada através de uma busca de artigos publicados nos entre os anos 2005 a 2015, nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed, SPORTDiscus, Web of Science e Biblioteca Cochrane. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, foram selecionados 17 publicações para compor este estudo. Verificou-se que os estudos selecionados utilizaram a natação para esta população com diversas finalidades: como terapia, meio de fomentar a inclusão, meio para divulgar técnicas de ensino de natação adaptada, esporte de alto rendimento e também como meio de intervenção e pesquisa. Podemos concluir que a natação para pessoas com deficiência intelectual é uma área de grande interesse, visto a diversidade de temas abordados nos artigos selecionados para essa revisão. Sendo as áreas temáticas abordadas: reabilitação, inclusão social, aspectos do desenvolvimento, intervenção e investigação e estudos enfocando o alto rendimento. Todos estudos apresentados apontam uma contribuição significativa da natação para a saúde das pessoas com deficiências intelectuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Universidade de Franca - UNIFRAN.

Doutora em Promoção de Saúde Universidade de Franca, UNIFRAN, São Paulo, (Brasil). Professora colaboradora do Programa Strictu Sensu em Promoção de Saúde da Universidade de Franca - Unifran).

Alejandra Colmenares Pineda, Universidad Politécnica de Madrid - UPM

Especialista pela Universidad Politécnica de Madrid - UPM, (Espanha). Fisioterapeuta na Fundación Nido para Ángeles, República Dominicana.

Gisélia Gonçalves de Castro, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Mestra em Adminstração pela Universidade de Franca - Unifran, São Paulo, (Brasil). Coordenadora e Professora do curso de fisioterapia pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP, Minas Gerais.

Maria Georgina Marques Tonello, Universidade de Franca - Unifran

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Paulo, (Brasil). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca - Unifran, São Paulo.

Downloads

Publicado

01.01.2019

Como Citar

Nascimento, L. C. G. do, Pineda, A. C., Castro, G. G. de, & Tonello, M. G. M. (2019). Natação para Indivíduos com Deficiência Intelectual: Uma Revisão Integrativa. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(1), 140–150. https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.218

Edição

Seção

Artigos