Mídias sociais e consumo esportivo: o efeito do atributo semelhante com a equipe nas atitudes e intenções comportamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.13838

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Consumo Esportivo, Atitude, Intenções Comportamentais. Atributo Semelhante com a Equipe.

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de atributo semelhante com a equipe sobre atitudes em relação às mídias sociais e intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais.

Metodologia / Abordagem: Este é um estudo de pesquisa. A população estatística inclui estudantes de educação física e ciências do esporte da Universidade de Teerã, no Irã. Finalmente, 185 questionários foram devolvidos e analisados. Atributo semelhante com a equipe utilizando o questionário do Heer and et al (2011), Atitudes em relação às mídias sociais usando os questionários Cretti‎ (2015) e Lin et al. (2009) e intenções comportamentais usando o questionário do Phonthanukitithaworn e Sellitto (2017), foram medidas. Além disso, a validade de face dos questionários foi confirmada pelos professores de gestão esportiva. Para análise dos dados, foram utilizados modelagem de equações estruturais e o programa do SmartPLS.

Originalidade / Relevância: Este estudo foi necessário devido à falta de um estudo parecido que examina o uso das mídias sociais no campo do esporte por estudantes no Irã. Além disso, a relação entre essas variáveis ainda não foi estudada.

Principais resultados: Os resultados mostraram que a atributo semelhante com a equipe tem um efeito positivo e significativo nas atitudes em relação às mídias sociais e nas intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais. Além disso, atitudes em relação às mídias sociais têm um efeito positivo e significativo nas intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais.

Contribuições teóricas / Metodológicas: Para aumentar as intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais no campo do esporte, é necessário prestar atenção a atributo smelhante da equipe e à atitude em relação às mídias sociais.

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Biografia do Autor

Mohammad Salari, Jiroft University

Lecturer, Faculty of Human Science

Mohammad Mazyari

PhD in Sport Management from University of Tehran

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Publicado

20.08.2020

Como Citar

Salari, M., & Mazyari, M. (2020). Mídias sociais e consumo esportivo: o efeito do atributo semelhante com a equipe nas atitudes e intenções comportamentais. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(2), 199–213. https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.13838

Edição

Seção

Artigos