Análise dos Centros de Atendimento ao Turista em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil entre os anos de 2014 e 2018

Autores

  • Solano de Souza Braga Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Guilherme Augusto Pereira Malta Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Marcos Vinicius Braga da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Flávia Pires Barbosa Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais CODEMGE-MG
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i2.323

Palavras-chave:

CAT, Informação, Turismo, Copa do Mundo FIFA 2014, Belo Horizonte

Resumo

Objetivo do estudo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao realizar um estudo entre os anos de 2014 e 2018, buscou-se compreender em que medida a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 contribuiu para a melhoria dos serviços de informação turística na cidade.

Originalidade/Relevância: A informação turística tem papel categórico na promoção de um destino, por consequência, os Centros de Atendimento ao Turista assumem um papel promocional importante, já que concentram informações sobre determinada localidade e sobre os demais destinos turísticos do entorno. A escolha do tema se justifica uma vez que a melhoria dos Centros de Atendimento ao Turista foi definida como uma das áreas prioritárias na Matriz de Responsabilidades, assumida pelos governos municipal e estadual, além de se atentar para a importância de informações turísticas de qualidade para se ter um destino turístico mais inteligente.

Metodologia/abordagem: De caráter exploratório, a pesquisa foi dividida em duas etapas concomitantes, em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema e, paralelamente, foi realizada a avaliação da estrutura e dos serviços prestados pelos CATs, por meio de entrevistas e avaliação in loco, realizadas em 2014, um mês antes da realização da Copa do Mundo FIFA, e em maio de 2018. Os itens analisados foram agrupados, analisados e categorizados em três tópicos: a) “Produto Facilitador”; b) “Produto Suporte”; e c) “Produto Ampliado”.

Principais resultados: Após definir os parâmetros de análise e comparar os dados de 2014 e 2018, pode-se considerar que apresentam uma funcionalidade que, muitas vezes, não condiz com a teoria daquilo que se entende por um CAT, já que tendem a cumprir a função somente de informar o turista e não de cativá-lo. Também foi possível observar que não houve melhorias dos serviços oferecidos pelos CATs após os investimentos realizados em 2014.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: (i) Realizar uma revisão teórica sobre os CATs; (ii) Propor e sistematizar uma forma de análise e avaliação da infraestrutura e os serviços oferecidos; e (iii) Avaliar os legados pós Copa do Mundo FIFA 2014 nessa área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solano de Souza Braga, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Desenvolvimento e meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Piauí, (Brasil). Professor no curso de bacharelado Turismo da UFPI.

Guilherme Augusto Pereira Malta, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, (Brasil).Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora DETUR-UFJF, Minas Gerais.

Marcos Vinicius Braga da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, (Brasil).

Maria Flávia Pires Barbosa, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais CODEMGE-MG

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências na Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG. Analista de Turismo na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMGE/MG.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Downloads

Publicado

12.09.2019

Como Citar

Braga, S. de S., Malta, G. A. P., Silva, M. V. B. da, Barbosa, M. F. P., & Perinotto, A. R. C. (2019). Análise dos Centros de Atendimento ao Turista em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil entre os anos de 2014 e 2018. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(2), 174–191. https://doi.org/10.5585/podium.v8i2.323

Edição

Seção

Artigos