O uso das estratégias de Co-marketing, Coopetição e marketing do destino, por meio da mídia social Instagram no período de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.19018

Palavras-chave:

Marketing digital, Co-marketing, Coopetição, Marketing de destino

Resumo

Objetivo do estudo: Com o surgimento do vírus Covid-19, medidas de prevenção para controlar seu avanço foram tomadas por todo o mundo, acarretando impactos significativos no setor turístico e obrigando as empresas a replanejarem suas ações. Neste artigo buscou-se identificar de que forma os meios de hospedagem em atuação no destino turístico de Jericoacoara têm realizado marketing digital durante a pandemia, descobrindo se existem estratégias de gestão Co-Marketing e Coopetição.

Metodologia/abordagem: Para tanto, utilizou-se para isso a metodologia de trabalho com imersão na internet com cunho qualitativo.

Originalidade/Relevância: É relevante neste momento de recuperação pensar em estratégias coletivas entre as empresas com possíveis realizações de parcerias para divulgação dos produtos e/ou serviços, como o co-marketing e a coopetição.

Principais resultados: Entende-se como a primeira tomada de decisão importante, a busca por inovação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para realização do marketing digital, para mantimento do relacionamento com os clientes, sabendo que o contato físico se encontra proibido. Encontrou-se que, as estratégias de co-marketing e coopetição são realizadas, porém em escala bem reduzida, diferente do marketing de destino que já é utilizado como ação por parte dos estabelecimentos em Jijoca de Jericoacoara-Ceará.

Contribuições teóricas/metodológicas: Discussão e apresentação de coopetição e co-marketing para estudos no turismo em tempos que o mercado pede por soluções rápidas e eficazes em destinações por vezes afetadas pela baixa demanda turística.

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Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e UECE

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI - Universidade Federal do Piauí (Parnaíba) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Luciano de Lima Sobrinho, Instituto Federal do Ceará (IFCE) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes / Rio de Janeiro

Jakson Renner Rodrigues Soares, Universidad da Coruña (Espanha) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Planejamento do Turismo, Professor da Universidade da Coruña e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos na UECE.

María Dolores Sánchez Fernandéz, Universidad da Coruña (Espanha)

Doutora em Competitividade, inovaçao e desenvolvimento, Professora da Universidade da Coruña

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Publicado

28.04.2021

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Sobrinho, L. de L., Soares, J. R. R., & Fernandéz, M. D. S. (2021). O uso das estratégias de Co-marketing, Coopetição e marketing do destino, por meio da mídia social Instagram no período de pandemia. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(2), 81–105. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.19018

Edição

Seção

Artigos