Desenvolvimento da Análise de Desempenho Esportivo no Voleibol de Alto Rendimento no Contexto da Gestão do Conhecimento.

Autores

  • Heglison Custódio Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Guilherme Novaes Pinto Ferreira Minas Tênis Clube
  • Gustavo Paraná Paes Brazil Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.95

Palavras-chave:

Voleibol, Análise Esportiva, Gestão do Conhecimento

Resumo

A evolução tecnológica aliada a grande competitividade do esporte de rendimento, trouxe a tona diversos recursos, o que  tornou a análise de jogo ainda mais importante. Muitas equipes profissionais e amadoras utilizam programas estatísticos simples ou complexos para uma melhor compreensão do jogo. O voleibol faz uso de informações pautadas em princípios estatísticos, as quais são utilizadas para tomadas de decisão antes, durante e depois dos jogos. Nesse sentido a gestão do conhecimento poderá contribuir para otimizar, ampliar e descortinar conhecimentos ainda obscuros durante as ações praticadas no voleibol. A teoria da gestão do conhecimento é uma ferramenta capaz de ampliar o olhar em relação aos dados, informações e conhecimentos que o voleibol promove. O objetivo deste trabalho foi relacionar a análise de desempenho tático esportivo no voleibol balizado pela Gestão do Conhecimento. A partir do contexto esportivo e a inserção de um modelo teórico-prático, tal relato se caracteriza por um perfil qualitativo, cuja estrutura tem por finalidade elucidar diferentes percepções a luz das particularidades da análise de desempenho esportivo e sua desenvoltura tecnológica. A metodologia do estudo descritivo caracteriza-se por modelo qualitativo, a estrutura do estudo tem por finalidade elucidar as relações da análise do desempenho tático esportivo no voleibol com a gestão do conhecimento. No ambiente esportivo, o presente trabalho permitiu avaliar e subsidiar conhecimento a partir do cenário de informações instalado na matriz esportiva. Neste caso, surge uma possibilidade de criação de ambiente teórico sustentável, para auxiliar na criação, transformação, disseminação e tomada de decisão para a manifestação esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heglison Custódio Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Desportos e Gestão do Esporte

Guilherme Novaes Pinto Ferreira, Minas Tênis Clube

Departamento de Desportos, Gestão do Esporte

Gustavo Paraná Paes Brazil, Universidade Federal de Juiz de Fora

Gestão do Esporte

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Toledo, H. C., Ferreira, G. N. P., & Brazil, G. P. P. (2014). Desenvolvimento da Análise de Desempenho Esportivo no Voleibol de Alto Rendimento no Contexto da Gestão do Conhecimento. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(3), 25–35. https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.95

Edição

Seção

Artigos