Impacto das Inovações de Marketing na Receita de Clubes de Futebol: O Caso do Corinthians

Autores

  • Sheila Farias Alves Garcia Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Roberto Louzada Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Alison de Lima dos Santos Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.116

Palavras-chave:

Marketing esportivo

Resumo

A utilização do marketing como um dos pilares da gestão esportiva é muito recente, mas já movimenta bilhões em todo o mundo e é apontada como peça-chave para o crescimento da indústria do futebol. Uma gama de novos produtos e serviços associados ao espetáculo esportivo vêm sendo oferecidos pelos clubes de futebol aos consumidores do esporte, gerando novas fontes de receita. O objetivo principal deste artigo foi explorar as novas fontes de receita em clubes de futebol, conhecidas como inovações de marketing. Para isso definiu-se o Sport Club Corinthians Paulista, no período de 2007 a 2012, como unidade de análise pelo método do estudo de caso.  Realizou-se um estudo exploratório, por meio de entrevistas e da análise de documentos coletados durante a pesquisa exploratória, nos quais foram selecionadas informações relativas ao período de 2008 a 2012 e confrontadas com o Balanço do Clube no mesmo período (Relatórios de Sustentabilidade GRI). Os resultados mostram que o clube ampliou consideravelmente as receitas derivadas de sua marca, porém o impacto das inovações de marketing, no período analisado, ainda foi pequeno. O que sugere que há um caminho ainda a ser trilhado rumo ao objetivo de equiparar-se aos grandes times internacionais.

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Biografia do Autor

Sheila Farias Alves Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora efetiva em RDIDP, lotada na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Economia Rural.

Roberto Louzada, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor efetivo em RDIDP, lotado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Economia Rural.

Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora efetiva em RDIDP, lotada na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Economia Rural.

Alison de Lima dos Santos Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Estudante regularmente matriculado no curso de Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, em Jaboticabal

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Publicado

01.04.2015

Como Citar

Garcia, S. F. A., Louzada, R., Galli, L. C. do L. A., & Barbosa, A. de L. dos S. (2015). Impacto das Inovações de Marketing na Receita de Clubes de Futebol: O Caso do Corinthians. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 48–61. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.116

Edição

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