Estratégias no Mercado de Bens Simbólicos do Turismo: O Segmento Single

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Ademir Antonio Ferreira Universidade Paulista - UNIP/SP.
  • Celso Machado Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP
  • Gracy Giradelli Universidade Paulista - UNIP/SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.121

Palavras-chave:

Palavras-chave, turismo single, segmentação de mercado, vantagem competitiva.

Resumo

O segmento “single” é uma das mais fortes tendências do mercado turístico atualmente e tem sido alvo de programas especiais das empresas do setor de turismo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo IBGE em 2011 revelou que há 48,1% de solteiros na população brasileira com mais de 15 anos de idade. Este grupo representa o mercado potencial para esse segmento, desde que filtrado por variáveis socioeconômicas, culturais e educacionais. Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com quatro empresas do setor de turismo (agências e operadoras) da cidade de São Paulo, que realizam programas de viagens especiais para o segmento de pessoas que viajam sozinhas. O foco principal da pesquisa foi o de avaliar, se na percepção dos dirigentes dessas empresas, existia vantagem competitiva ao se especializar nas necessidades e anseios de um segmento específico do mercado. Procurou-se explorar nas entrevistas e levantamento de dados junto às empresas, o perfil do turista “single”, a sua motivação e expectativas, assim como a estratégia adotada e as atividades desenvolvidas pela empresa para atendê-los. Constatou-se que as empresas que optaram por segmentar seu mercado para o turismo “single” geralmente o fizeram por perceber a existência de um nicho latente a ser explorado, mas somente a empresa que adota a concentração de mercado nesse segmento obtém vantagem competitiva.

 

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Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Doutor em Comunicação e Semiotica (PUC/SP). Professor titular do mestrado em administração da Universidade Paulista - UNIP.

Ademir Antonio Ferreira, Universidade Paulista - UNIP/SP.

Bacharel em Administração de Empresas , mestre e doutor  Universidade de São Paulo (USP) Professor titular do mestrado em Administração da Universidade Paulista – UNIP

Celso Machado, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP

Doutor  em Administração de Empresas. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das. Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP. 

Gracy Giradelli, Universidade Paulista - UNIP/SP

Aluna do curso de graduação em Administração de Empresas da Universidade Paulista - UNIP/SP.

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Publicado

01.04.2015

Como Citar

Bazanini, R., Ferreira, A. A., Machado, C., & Giradelli, G. (2015). Estratégias no Mercado de Bens Simbólicos do Turismo: O Segmento Single. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 62–75. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.121

Edição

Seção

Artigos