Mulheres Fazem Isso? – Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil

Autores

  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.
  • Marta Regina Garcia Cafeo Faculdade Anhanguera de Bauru e Faculdade de Agudos (FAAG)

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.91

Palavras-chave:

rúgbi, esporte, marketing, gestão, mulher

Resumo

Este artigo apresenta o marketing esportivo integrado à gestão do rúgbi feminino no Brasil e analisa as estratégias utilizadas para a popularização desta modalidade esportiva. A Confederação Brasileira de Rúgbi, em 2011 elaborou um planejamento estratégico com o objetivo de reestruturar a modalidade e vem utilizando conceitos de marketing esportivo para fomento do rúgbi, visando o seu crescimento, tanto em números de praticantes, como de apoiadores e torcedores. Para realização do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o rúgbi, modalidade que estará presente nos Jogos Olímpicos de 2016. Analisam-se ainda a história da Seleção feminina de Rúgbi e as ferramentas de marketing e gestão esportiva utilizada pela Confederação. Ao final é realizado um estudo das estratégias da gestão esportiva do rúgbi feminino no Brasil, levando-se em consideração também a questão de gênero, em especial os obstáculos que as mulheres esportistas enfrentam em um esporte que está aliado à virilidade e à força masculina.

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Biografia do Autor

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.

José Carlos Marques é Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre comunicação e esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas).

Marta Regina Garcia Cafeo, Faculdade Anhanguera de Bauru e Faculdade de Agudos (FAAG)

Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Bauru – SP). Coordenadora de Cursos e Docente da Faculdade Anhanguera de Bauru e da Faculdade de Agudos (FAAG).

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Marques, J. C., & Cafeo, M. R. G. (2014). Mulheres Fazem Isso? – Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 26–40. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.91

Edição

Seção

Artigos