Comportamento do Consumidor Esportivo no Ambiente Virtual: Um Estudo das Ações e Práticas de Mercado Brasileiro, Espanhol e Português.

Autores

  • Raquel Rodrigues de Amorim Faculdade de Desporto/FADEUP

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.92

Palavras-chave:

Estratégia de Marketing, Marketing Digital, Satisfação de Consumidor Esportivo.

Resumo

Neste estudo buscou-se primeiramente descobrir como a rede social está sendo utilizada pelas empresas esportivas como uma ferramenta de marketing digital e quais as principais características do marketing digital na busca ou estreitamento da comunicação entre os clubes de futebol e seus consumidores. Para isso foi dividida em quatro partes esta pesquisa; sendo a primeira uma ampliação do referencial teórico em que buscamos compreender mais sobre todas as questões a serem pesquisadas. Em uma segunda parte fizemos um estudo a partir dos websites dos clubes de futebol integrantes da amostra para uma avaliação e analise das possíveis falhas ou melhorias a serem questionadas pelos consumidores. Em seguida foi realizada a coleta dos dados a partir de questionários digitais apresentados a torcedores e/ou simpatizantes dos clubes predefinidos para a amostra e por último foi feito a análise dos dados através do programa estatístico SPSS, resultando na obtenção dos resultados através dos testes de Alpha de Crombach, Levene e Tukey. A partir das analises e resultado obtido chegou-se a uma conclusão do uso do meio virtual na busca de uma melhor percepção da satisfação dos consumidores esportivos.

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Biografia do Autor

Raquel Rodrigues de Amorim, Faculdade de Desporto/FADEUP

Mestre em Gestão Desportiva na Faculdade de Desporto pela Universidade do Porto, Portugal – FADE/UP. Doutoranda pela Universidad de Granada, Espanha – UGR.

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

de Amorim, R. R. (2014). Comportamento do Consumidor Esportivo no Ambiente Virtual: Um Estudo das Ações e Práticas de Mercado Brasileiro, Espanhol e Português. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 68–84. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.92

Edição

Seção

Artigos