Identificação e Diferença na Construção de Identidades Culturais de Torcedores Rivais dos Três Grandes Clubes da Cidade do Recife: Entre a Defesa e o Ataque em Interações Sociais Virtuais

Autores

  • Bruno Rafael Torres Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.89

Palavras-chave:

Torcedores de futebol, identificação, diferença, identidade, interações sociais virtuais.

Resumo

Visando identificar como os mecanismos de identificação e a diferença são usados na construção das identidades de torcedores de clubes de futebol em interações sociais, principalmente a partir da presença de torcedores rivais e de como estes são vistos e significados pelo outro, realizamos a presente pesquisa qualitativa, dentro de uma tradição interpretativista. Para tal, fizemos uma netnografia da comunicação, que nos permitiu acessar e analisar interações sociais de torcedores dos três principais clubes da cidade de Recife: Sport, Náutico e Santa Cruz. A coleta de dados se deu na rede social Facebook, nos perfis das principais torcidas destes clubes (SportNet, TimbuNet e CoralNet), bem como no perfil de um dos autores. Localizamos como processo de identificação o modo como estes torcedores direcionam suas participações em direção ao grupo social ao qual pertencem, a partir de suas demonstrações de incentivo, de exaltação e de defesa de seus interesses, em relação ao clube para o qual torcem, ao mesmo tempo em que seus rivais são ridicularizados e insultados. O conceito de diferença, por sua vez, esteve presente na constituição das “fronteiras” que delimitam a identidade dos torcedores nesta dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Torres Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e membro do grupo de estudos Lócus de Investigação em Economia Criativa.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Tenho doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, onde sou professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFPE), sendo membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD/UFPE) e Coordenador Geral do MBA Executivo (MBA/UFPE). Sou bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; avaliador ad hoc do CNPq e da CAPES e de diversos periódicos e encontros científicos; líder do tema Marketing e Sociedade da Divisão de Marketing da ANPAD; colíder do Lócus de Investigação em Economia Criativa; orientador de mestrado e doutorado; e coordenador de diversos projetos patrocinados por agências de fomento. Tenho histórico de produção acadêmica sobre marcas e cultura de consumo. Atualmente estou alinhado à perspectiva dos Estudos Críticos em Administração e focado na investigação das dimensões social, econômica e política do divertimento, tendo como agenda prioritária de pesquisa os seguintes tópicos: universos fantásticos e lúdicos; esportes de massa; manifestações culturais; e práticas sociais criativas.

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Pesquisador do grupo de estudos Lócus de Investigação em Economia Criativa.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Ferreira, B. R. T., Leão, A. L. M. de S., & Paiva Júnior, F. G. de. (2014). Identificação e Diferença na Construção de Identidades Culturais de Torcedores Rivais dos Três Grandes Clubes da Cidade do Recife: Entre a Defesa e o Ataque em Interações Sociais Virtuais. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 85–96. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.89

Edição

Seção

Artigos