Transparência ou Estratégia de Marketing: Uma Análise dos Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013 Publicados pelo Corinthians

Autores

  • José Carlos Marques Unesp/Faac - Bauru
  • Roberta Ferreira Brondani Unesp/Faac - Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.126

Palavras-chave:

Corinthians, Prestação de Contas, Relatórios de Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho tem como questão de pesquisa analisar como o Sport Club Corinthians Paulista, tradicional clube esportivo fundado em 1910 na cidade de São Paulo (SP), apresenta a transparência de suas atividades por meio da prestação de contas de seus Relatórios de Sustentabilidade, os quais vêm sendo publicados desde 2009. Para tanto, o corpus de análise são os Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013, anos que marcaram a história do clube devido a fatos que se contrapõem por seu caráter extraordinário. O ano de 2012 foi marcado por glórias inéditas, como as vitórias na Copa Libertadores da América e no Campeonato Mundial de Clubes FIFA em seu novo formato. Já o ano de 2013 foi evidenciado por tragédias inesperadas, como a morte de um torcedor boliviano durante partida do clube na Copa Libertadores da América e os acidentes que vitimaram operários na construção do novo estádio do Corinthians, que seria utilizado como um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Para verificar se houve equilíbrio entre as duas publicações, utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo e a pesquisa quantitativa. Como resultado constatou-se que o clube não foi totalmente transparente e não prestou contas com total equilíbrio por meio de seus Relatórios de Sustentabilidade, os quais não apresentavam, de forma clara e convincente, o posicionamento do Corinthians em relação aos problemas de 2013. Utilizados com essa finalidade, os Relatórios de Sustentabilidade não passam de uma peça de marketing, cujo intuito é divulgar de forma eufórica as ações e atividades da organização. Por fim, este artigo buscou contribuir com os estudos acerca da utilização da transparência na prestação de contas dos relatórios de sustentabilidade, não esgotando o assunto em questão e deixando o tema aberto para novas análises.

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Marques, J. C., & Brondani, R. F. (2015). Transparência ou Estratégia de Marketing: Uma Análise dos Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013 Publicados pelo Corinthians. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(3), 197–208. https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.126