Uma Mudança em Andamento: a Troca de “Casa” da Torcida do Clube Náutico Capibaribe sob o Olhar da Casa e da Rua de Roberto DaMatta

Autores

  • Bruno Rafael Torres Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.135

Palavras-chave:

Casa e Rua. Torcida de futebol. Estádio dos Aflitos. Arena Pernambuco. Clube Náutico Capibaribe.

Resumo

A reformulação dos estádios para a Copa do Mundo ilustra a chegada do conceito de arena ao futebol brasileiro. Nesse contexto, a Arena Pernambuco converteu-se em uma parceria entre o consórcio responsável pela gestão da arena e o Clube Náutico Capibaribe. A associação promove uma situação nova para a torcida alvirrubra, que se depara com a mudança do Estádio dos Aflitos, que congrega muito da história do clube, para a Arena Pernambuco, um novo modelo de estádio. Assim, buscamos compreender como a torcida do Náutico significa esses espaços sociais. Para tal, realizamos uma etnografia da comunicação e usamos a perspectiva teórica de Roberto DaMatta como lente para interpretação dos achados, que nos levaram a refletir como esses estádios ganharam significados a partir de dois pontos de vista: um ligado a uma visão de mundo específica de uma sociedade e outro fundamentado nas regras e valores de uma ordem social vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Torres Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e integrante do Círculo de Estudos de Fãs e Produtos Midiáticos.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, onde é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFPE) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD/UFPE). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e líder do Círculo de Estudos de Fãs e Produtos Midiáticos.

Downloads

Publicado

01.04.2016

Como Citar

Ferreira, B. R. T., & Leão, A. L. M. de S. (2016). Uma Mudança em Andamento: a Troca de “Casa” da Torcida do Clube Náutico Capibaribe sob o Olhar da Casa e da Rua de Roberto DaMatta. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(1), 61–77. https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.135

Edição

Seção

Artigos