Terceirizar? Manter Como Está? Ou Fechar a Academia?

Autores

  • Alfredo Ribeiro Cárdenas Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG, Santa Catarina.
  • Simone Ghisi Feuerschütte Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Luiz Ricardo de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.186

Palavras-chave:

Estratégia, Tomada de decisão, Terceirização.

Resumo

Este caso foi construído para ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino na graduação de cursos de Administração, principalmente em disciplinas relacionadas aos temas: estratégia, tomada de decisão e terceirização. Relata-se um momento decisivo vivido por Cadu, coordenador de uma academia de ginástica que presta serviços dentro de um tradicional colégio religioso e que se vê em uma situação desconfortável frente aos insatisfatórios resultados que o empreendimento tem alcançado ao longo dos últimos tempos. Se já não bastasse a saúde financeira da academia estar debilitada, um novo elemento nessa história pode não só mudar drasticamente os rumos do empreendimento, como colocar em risco o próprio emprego de Cadu. Diante do cenário que está sendo criado, a direção do colégio tomará, em breve, uma decisão sobre os rumos para a academia e Cadu deverá encontrar uma posição coerente e defendê-la perante a direção da instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Ribeiro Cárdenas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

Doutorando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professor da Área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC,  Florianópolis.

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG, Santa Catarina.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis. Professora Associada do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG, da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.

Simone Ghisi Feuerschütte, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Luiz Ricardo de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis. Professor Efetivo do Departamento de Governança Pública, no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI/UDESC.

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Cárdenas, A. R., Alperstedt, G. D., Feuerschütte, S. G., & de Souza, L. R. (2017). Terceirizar? Manter Como Está? Ou Fechar a Academia?. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 146–157. https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.186

Edição

Seção

Caso de Ensino