Mudança Organizacional no Futebol: Uma Análise Comparativa entre Dois Clubes da Cidade de Pelotas/RS

Autores

  • Régis Michels Nazi Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Mauro Lilles Pedrotti Drews Universidade Federal de Pelotas -UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.212

Palavras-chave:

Futebol, Gestão esportiva, Mudança organizacional

Resumo

Neste artigo foi averiguado o processo de mudança organizacional em dois clubes de futebol da cidade de Pelotas: Grêmio Esportivo Brasil e Esporte Clube Pelotas. A crescente profissionalização do futebol ao redor do globo, puxada por leis e stakeholders, reconfigurou a maneira de encarar o esporte, que, de uma atividade de lazer, passou a ser visto como negócio. As agremiações esportivas adotaram técnicas de gestão empresarial de acordo com o demandado. Tendo em vista a transformação do campo esportivo e a consolidação da gestão esportiva como área de conhecimento, buscou-se averiguar e comparar como os clubes aderiram às mudanças, os resultados esportivos obtidos pelos mesmos e os fatores que fizeram diferença na performance de Brasil e Pelotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Michels Nazi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Mestrando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, (Brasil). 

Mauro Lilles Pedrotti Drews, Universidade Federal de Pelotas -UFPel.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Rio Grande do Sul, (Brasil). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação (NEECI/UFPel).

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

Nazi, R. M., & Drews, M. L. P. (2017). Mudança Organizacional no Futebol: Uma Análise Comparativa entre Dois Clubes da Cidade de Pelotas/RS. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(4), 375–391. https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.212