A Implementação da Meritocracia como Plataforma de Desempenho em uma Entidade Esportiva de Alto Rendimento

Autores

  • Vinicius Lordello Cegalini Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Marcos Vinicius Cardoso Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Fernando Fleury Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.200

Palavras-chave:

Meritocracia, Desempenho, Entidade Esportiva.

Resumo

Nas organizações corporativas a meritocracia é concebida quando os empregados são valorizados pelo que contribuem para os resultados. Por sua vez, as organizações promovem essa troca com a finalidade de comprometer o colaborador com os objetivos que quer alcançar. Neste cenário, aplicam-se os princípios da Meritocracia. No Esporte, uma das vertentes é o Alto Rendimento, onde a competição é caracterizada pelo desenvolvimento de atletas e da busca pela vitória sobre adversários, com naturais comparações objetivas entre jogadores e equipes. Assim, os conceitos de Meritocracia podem ser utilizados, ainda que adaptados, ao universo dos Esportes. Este trabalho busca justamente o entendimento de sua aplicação em uma entidade esportiva de alto rendimento, cujo esporte objetivo é o Tênis. Com uma entrevista semiestruturada com o gestor da entidade e análise dos resultados, foi possível entender como a entidade busca a evolução de seus jovens tenistas no ranking condizente, fazendo uso da meritocracia. Entre as conclusões, este trabalho apresenta a evolução dos principais jovens tenistas que participam da entidade estudada. Além do desenvolvimento numeral na lista que os ranqueia entre os melhores tenistas juvenis, fica evidente que os conceitos de meritocracia, ao aumentar o desempenho dos atletas, cabem ao universo do esporte que busca resultado no alto rendimento, podendo ser replicados em outros contextos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Lordello Cegalini, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Gestão do Esporte PMPA-GE. 

Marcos Vinicius Cardoso, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPA-GE/UNINOVE. Brasil.

Fernando Fleury, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA

Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Professor da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Brasil.

Downloads

Publicado

01.12.2016

Como Citar

Cegalini, V. L., Cardoso, M. V., & Fleury, F. (2016). A Implementação da Meritocracia como Plataforma de Desempenho em uma Entidade Esportiva de Alto Rendimento. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 75–88. https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.200