Descrição de um Caso Envolvendo Marketing de Experiência Através de Patrocínio Esportivo no Segmento B2B

Autores

  • Paula Yumi Yamamoto Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Luiza de Oliveira Cordova Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.
  • Leandro Carlos Mazzei Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.249

Palavras-chave:

patrocínio esportivo, marketing de experiência, business-to-business

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a utilização da estratégia de marketing de experiência através de patrocínio esportivo de uma empresa de comercio de equipamentos esportivos que atua no contexto business-to-business (B2B) com seus clientes. O artigo atua tem como base teórica autores que defendem que no segmento B2B, as relações podem ser influenciadas por atributos emocionais e nas evidências de que o patrocínio esportivo é uma maneira de comunicar estes atributos. A partir de Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas, foram identificadas quatro categorias: 1) Cultura Organizacional da Empresa; 2) Contexto e Histórico sobre ações de Patrocínio, 3) Patrocínio Esportivo; 4) Retornos com Marketing de Experiência, onde as considerações remetem que o Marketing de Experiência através de um patrocínio esportivo no contexto B2B deve contar com profissionalismo, ter coerência entre a cultura da empresa e objeto patrocinado, além de se estabelecer planos de ações para que o retorno almejado seja conquistado.

 

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Biografia do Autor

Paula Yumi Yamamoto, Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Administração – Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho -UNINOVE, São Paulo(Brrasil). Gerente de Grupo do Banco do Brasil. Membro do Sport.MaP – Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, São Paulo.

Maria Luiza de Oliveira Cordova, Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Discente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, São Paulo, (Brasil). Membro do Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Leandro Carlos Mazzei, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação Fisica pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). E pela Vrije Universiteit Brussel -VUB. Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, São Paulo.

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Publicado

30.04.2018

Como Citar

Yamamoto, P. Y., Cordova, M. L. de O., & Mazzei, L. C. (2018). Descrição de um Caso Envolvendo Marketing de Experiência Através de Patrocínio Esportivo no Segmento B2B. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(1), 64–78. https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.249

Edição

Seção

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