Estatísticas da Copa Libertadores da América 2017: Uma Análise da Correlação de Scouts dos Jogos da Fase Final

Autores

  • Marcio Ferreira Bezerra Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Thiago Ghiotti Gramacho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET

DOI:

https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.268

Palavras-chave:

Copa Libertadores da América, Correlação, Análise de desempenho, Fator casa, Gestão do futebol

Resumo

A conquista de torneios continentais é um dos principais objetivos dos grandes clubes que buscam reconhecimento técnico e ganho econômico. Com a utilização de softwares capazes de gerar informações e estatísticas em larga escala, as comissões técnicas estão sempre à procura de novos conhecimentos capazes de trazerem vantagens a seus atletas, aumentando seu nível de competitividade frente a seus adversários. Nesse contexto, gerir tal conteúdo se torna fundamental para o planejamento do elenco, criação de estratégias de jogo, conhecimento dos adversários e de tudo que envolve as competições. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os fatores de jogo que implicam diretamente nos resultados das partidas jogadas em casa na Copa Libertadores da América de 2017. Para isso foram feitas análises quantitativas baseadas nos scouts das partidas das fases de oitavas, quartas, semi e finais do torneio, apresentando através do coeficiente de correlação de Spearman. Concluiu-se que, no geral, para os clubes que jogaram em casa, os scouts que se correlacionaram mais fortemente com os gols foram os chutes no gol (no alvo) e os de fora da área; a precisão dos passes e os escanteios. Já para os que jogaram em casa e venceram, os gols com os chutes totais, os no gol e os de dentro da área, além da precisão dos passes com os que foram completados no campo do adversário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Ferreira Bezerra, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, (Brasil). Administrador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Thiago Ghiotti Gramacho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET

Graduando em Engenharia de Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, Rio de Janeiro, (Brasil).

Downloads

Publicado

30.04.2018

Como Citar

Bezerra, M. F., & Gramacho, T. G. (2018). Estatísticas da Copa Libertadores da América 2017: Uma Análise da Correlação de Scouts dos Jogos da Fase Final. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(1), 161–177. https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.268

Edição

Seção

Artigos