Viajantes confiam no conselho obtido nas comunidades de viagem online? um estudo baseado no Technology Acceptance Model (TAM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18546

Palavras-chave:

Comunidade de viagem online, Confiança. Destino turístico, Technology Acceptance Model

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar os fatores que influenciam o conselho obtido em Comunidades de Viagem Online (CVO) na escolha do destino turístico.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se de técnicas de análise estatística e métodos multivariados básicos e avançados como análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de Equações Estruturais, a partir do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Originalidade/Relevância: Este estudo substancia os efeitos das dimensões do Technology Acceptance Model (TAM) e da confiança na intenção de seguir o conselho em CVO na escolha de um destino turístico. O Modelo Conceptual derivado desta pesquisa ajuda os profissionais a estimular o envolvimento do cliente a partir da perspectiva das interações de socialização baseadas na confiança e na atitude em relação à CVO.
Contribuições teóricas/metodológicas: Ao escolherem a CVO como fonte de informação, viajantes sentem-se confiantes em receber conselhos. As dimensões de confiança (honestidade, benevolência, competência) expressam-se em aspectos de relacionamento mutuo entre os usuários, ao assumirem papel de parceiros na CVO. Ao integrar o TAM, nesse contexto, a confiança reforça a relevância e contribuição teórica de ser antecedente significativo da intenção no comportamento de viagem, sustentada pelo papel social e informal de comunicação em CVO.
Principais resultados: A confiança na CVO mostra-se como principal antecedente a fim de formar a atitude em relação ao conselho obtido na CVO, na utilidade percebida do conselho e na intenção de seguir esse conselho na CVO. Por outro lado, a utilidade não demonstrou ser um fator determinante na atitude tampouco na intenção de seguir o conselho obtido na CVO.

 

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Biografia do Autor

Ayslane Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Turismo pela UFRN. Mestre em Turismo pelo PPGTUR (UFRN). Doutoranda em Turismo pelo PPGTUR (UFRN). Experienência e desenvolvimento de pesquisa em Gestão do Turismo, como foco em áreas como: Redes Sociais, Mídias Sociais, Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), uso de Tecnologias da Informação no Turismo.

Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Concluiu PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós-doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN (2002), mestrado sanduíche em Administração na University of Maine, Estados Unidos (2001) e graduação em Ciências da Computação pela UFRN (1995).Tem experiência na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), atuando principalmente nos seguintes temas relacionados ao Turismo: Destinos Turísticos Inteligentes, Mídias Sociais, Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), Adoção de Tecnologias da Informação no Turismo. Luiz é Professor Adjunto IV do Departamento de Turismo da UFRN, professor permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR)/CNPq e coordenador do Laboratório do curso de Turismo da UFRN. O professor também é membro atuante das seguintes associações nacionais e internacionais no turismo: ANPTUR, ABRATUR e International Federation for IT and Travel & Tourism (IFITT).

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ 2001). Mestre em Administração do Planejamento (PPGA/UFRN, 1993). Especialista em Didática do Ensino Superior: (UnP/1994). Professor Associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor no curso de Administração à distância: Filosofia da Administração - Universidade Aberta do Brasil (UAB) parceria com a UFRN (SEDIS). Experiência na área de Administração, Turismo e Metodologia, atuando especificamente nas seguintes áreas-tema: 1) Filosofia da Administração: Ética, Responsabilidade Social; 2) Marketing: Planejamento, Estratégia, Relacionamento, Comportamento; 3) Estratégia Empresarial/Corporativa: Competição, Cooperação, Planejamento; 4) Turismo: Planejamento, Estratégia, Marketing; 5) Metodologia da Pesquisa: Projeto, Técnicas, Pesquisa.

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Publicado

18.08.2021

Como Citar

Costa da Silva, A., Serafim da Silva, D., Mendes Filho, L., & de Oliveira Alexandre, M. L. (2021). Viajantes confiam no conselho obtido nas comunidades de viagem online? um estudo baseado no Technology Acceptance Model (TAM). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(3), 140–169. https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18546

Edição

Seção

Artigos