Personalização, consumo e transtornos ambientais

Autores

  • Augusto Antônio Fontanive Leal Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v18n2.10319

Palavras-chave:

personalização, relações de consumo, meio ambiente, crise ambiental.

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise sobre as relações de consumo no cenário de uma sociedade individualizada pós-moderna e seus impactos no ambiente. A pesquisa será realizada por meio: (a) da contextualização da característica social que possibilita aos indivíduos a busca por sua autonomia pela personalização; (b) do estudo do consumo em uma sociedade pós-moderna dotada de flexibilidade no âmbito das relações entre indivíduo e Estado; (c) da constatação dos impactos na crise ambiental a partir das relações de consumo anteriormente estudadas. Com isso, revela-se como objetivo deste artigo analisar a correlação entre a busca do indivíduo por personalização na indução para o consumo e a crise ambiental. A conclusão aponta para o fato de que as desregradas relações de consumo acabam dispondo da natureza como um mero estoque de recursos naturais, desconsiderando-a como um todo. A pesquisa será qualitativa amparada pelo método hermenêutico com uso de pesquisa bibliográfica e documental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Antônio Fontanive Leal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Referências

ARISTÓTELES. A política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

AZEVEDO, Plauto Faraco de. Ecocivilização: ambiente e direito no limiar da vida. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000

.

CALGARO, Cleide. Desenvolvimento sustentável e consumo: a busca do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. In: PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; HORN, Luiz Fernando Del Rio. Relações de consumo: meio ambiente. Caxias do Sul: Educs, 2009.

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. Tradução de Niza Neves Cheroto. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARNOY, Martin. Estado e teoria política. Campinas: Papirus, 1988.

DIAS, Reinaldo. Ciência política. São Paulo: Atlas, 2008.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Organizado por Michael Schröter. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1994.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

FUKUYAMA, Francis. As origens da ordem política: dos tempos pré-humanos até a Revolução Francesa. Tradução de Nivaldo Montigelli Jr. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2010.

LENZI, Cristiano Luis. Sociologia ambiental: risco e sustentabilidade na modernidade. Bauru: Edusc, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Tradução de Therezinha Monteiro Deutsch. Barueri: Manole, 2005.

OST, François. A natureza à margem da lei. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; PEREIRA, Henrique Mioranza Koppe; PEREIRA, Mariana Mioranza Koppe. Hiperconsumo e a ética ambiental. In: PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; HORN, Luiz Fernando Del Rio. Relações de consumo: meio ambiente. Caxias do Sul: Educs, 2009.

PEREIRA; Agostinho Oli Koppe; CALGARO, Cleide. A modernidade e o hiperconsumo: políticas públicas para um consumo ambientalmente sustentável. In: PEREIRA; Agostinho Oli Koppe; HORN, Luiz Fernando Del Rio. Relações de consumo: políticas públicas. Caxias do Sul: Plenum, 2015.

RETONDAR, Anderson Mobeus. Sociedade de consumo, modernidade e globalização. São Paulo; Annablume; Campina Grande: EDUFCG, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V. 1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TAVARES, Fred; IRVING, Marta de Azevedo. Natureza S/A? O consumo verde na lógica do Ecopoder. São Carlos: RiMa Editora, 2009.

Downloads

Publicado

07.01.2020

Como Citar

LEAL, Augusto Antônio Fontanive. Personalização, consumo e transtornos ambientais. Prisma Juridico, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 189–207, 2020. DOI: 10.5585/prismaj.v18n2.10319. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/10319. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos