A genealogia do poder em Foucault: As práticas discursivas e a sociedade disciplinar

Autores

  • Guilherme Paiva Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcela Carvalho Amaral Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v10i1.2698

Palavras-chave:

Conhecimento. Controle. Discurso. Genealogia. Poder.

Resumo

Esse artigo trata da genealogia do poder em Foucault. Para a compreensão do método genealógico proposto por Foucault, destaca-se, nesse estudo, a influência da genealogia dos valores morais de Nietzsche. A partir do desenvolvimento da genealogia, Foucault analisa a constituição de mecanismos de controle necessários para a formação dos indivíduos na sociedade industrial. Técnicas de controle, baseadas na punição e na recompensa se tornaram fundamentais para o controle do corpo em instituições, tais como escolas, fábricas, hospitais e prisões. Assim, Foucault caracteriza a sociedade disciplinar como uma forma de organização que privilegia a proteção das riquezas e a formação dos indivíduos para o sistema industrial. A genealogia de Foucault contribui, de forma significativa, para a reflexão epistemológica acerca das relações entre o conhecimento, o discurso, as práticas sociais, as tecnologias e o poder na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Paiva Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, Professor Adjunto II do Departamento de Filosofia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Marcela Carvalho Amaral, Universidade de Brasília

Bacharel em Direito pelo IESB, Mestre em Sociologia pela UnB e Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

17.08.2011

Como Citar

MARTINS, Guilherme Paiva; AMARAL, Marcela Carvalho. A genealogia do poder em Foucault: As práticas discursivas e a sociedade disciplinar. Prisma Juridico, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 93–110, 2011. DOI: 10.5585/prismaj.v10i1.2698. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/2698. Acesso em: 29 mar. 2024.