Deliberação e racionalidade prática: uma reflexão a partir da teoria da Lei Natural de Santo Tomás de Aquino

Autores

  • Júlio Aguiar de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bárbara Alencar Ferreira Lessa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v14n2.3605

Palavras-chave:

Direito humanos, Deliberação, Racionalidade prática, Lei natural, Santo Tomás de Aquino

Resumo

No ensaio Intractable Moral Disagreements, Alasdair MacIntyre, refletindo sobre a questão dos direitos humanos naturais, sustenta que somente será possível investigar, no contexto de uma comunidade ampliada de investigadores, os princípios morais válidos para toda a humanidade, se houver, de saída, uma vinculação das partes em desacordo teorético radical a um conjunto de regras de racionalidade prática. Para MacIntyre, essas regras morais, que são condição para a existência do debate, são idênticas aos preceitos da lei natural descritos por Tomás de Aquino. Nesse contexto, o trabalho objetiva analisar o sentido que MacIntyre confere à deliberação, num diálogo com Tomás de Aquino, enquanto elemento fundamental da racionalidade prática. Assim, o trabalho partirá da tese proposta por MacIntyre para analisar, no âmbito mais amplo da teoria da ação humana de Santo Tomás de Aquino, o conceito de deliberação (consilium) e sua relação com a racionalidade prática. Dessa forma, por meio da elaboração de Tomás de Aquino da racionalidade prática e deliberação, MacIntyre acredita ser possível minimizar os conflitos que geram os desacordos morais que vivenciamos na busca pelos bens humanos que constituem a base para os direitos humanos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Aguiar de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Júlio Aguiar de Oliveira. Bacharel em Direito pela UFMG (1996). Mestre em Filosofia do Direito pela UFMG (2000). Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (2002). Realiza estágio pós-doutoral, como bolsista da CAPES, na Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (2012-2013). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Adjunto da PUC Minas nos cursos de graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito.

Bárbara Alencar Ferreira Lessa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Teoria do Direito pela PUC Minas. Bolsista da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

19.02.2016

Como Citar

OLIVEIRA, Júlio Aguiar de; LESSA, Bárbara Alencar Ferreira. Deliberação e racionalidade prática: uma reflexão a partir da teoria da Lei Natural de Santo Tomás de Aquino. Prisma Juridico, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 33–54, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v14n2.3605. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3605. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos