A relevância do afeto e da alteridade na garantia dos direitos humanos

Autores

  • Edna Raquel Hogemann UNIRIO/UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n2.4009

Palavras-chave:

Direitos Humanos, afeto, alteridade

Resumo

Este ensaio se propõe a refletir sobre a importância dos conceitos de afeto e alteridade como elementos garantidores da efetividade dos Direitos Humanos na pós-modernidade, e na análise crítica acerca da ausência da prática da alteridade nas relações intersubjetivas na sociedade contemporânea. Dessa forma, a partir da leitura de autores como Fromm, Bauman, Birman, Lèvinas e outros, o estudo objetiva, ainda que sem esgotar o tema, promover uma investigação acerca de suas contribuições para a superação de um cenário em que o agir social se traduz numa prática impessoal, não dialógica, centrada na figura do eu logocêntrico. Para tanto, partir-se-á do que se identifica como cerne do problema: a crítica da modernidade, em especial do individualismo exacerbado que tende ao desrespeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, para a seguir, discorrer sobre a relevância do afeto e de uma ética com base na alteridade como formas superação e transcendência na busca da efetividade dos Direitos Humanos. O texto finda por apontar que se os indivíduos têm sido continuamente condicionados a manter-se extremamente fixados na valorização das suas diferenças individuais como força, inteligência, raça, gênero, poder etc, somente através de uma mudança paradigmática ancorada na alteridade e amalgamada pelo afeto será possível vislumbrar uma saída que garanta o direito do ser humano de ser igual quando a diferença inferioriza e diferente quando a igualdade deprecia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann, UNIRIO/UNESA

Professora permanente do PPGD-UNESA, Professora Adjunta do curso de Direito da UniRio,área dos Direitos Fundamentais e Novos Direitos, pesquisadora da Faperj, membro da Law and Society Association.

Downloads

Publicado

25.02.2014

Como Citar

HOGEMANN, Edna Raquel. A relevância do afeto e da alteridade na garantia dos direitos humanos. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 517–548, 2014. DOI: 10.5585/prismaj.v12n2.4009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4009. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos