Cultura, Identidade e Memória: Repensando o Patrimônio (Cultural)

Autores

  • Dionis Mauri Penning Blank Faculdade Anhanguera de Pelotas e Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v13n1.4564

Palavras-chave:

cultura, identidade, memória e patrimônio.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar uma forma particular de pensar o patrimônio (cultural), relacionando a cultura, a identidade e a memória. O artigo aborda a construção imaginária do que se entende por nacional, resultado de uma unidade e coerência, de fato, inexistentes em uma nação. Demais, investiga a busca memorial e a patrimonialização, apresentando o patrimônio como uma representação simbólica das inúmeras versões das identidades. Ao final, descreve a noção contemporânea de patrimônio material e imaterial, justificando que esses elementos devem coexistir, pois se vinculam à legitimação do próprio patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionis Mauri Penning Blank, Faculdade Anhanguera de Pelotas e Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Professor no Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Pelotas e Assessor de Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Ciências e em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel

Downloads

Publicado

12.09.2014

Como Citar

BLANK, Dionis Mauri Penning. Cultura, Identidade e Memória: Repensando o Patrimônio (Cultural). Prisma Juridico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 37–70, 2014. DOI: 10.5585/prismaj.v13n1.4564. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4564. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos